sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05
Gov institucional 22.05 - 31.05

Qual é a menor temperatura já registrada na Terra?

Para aqueles que moram em países do hemisfério norte, onde o clima temperado causa temperaturas mais baixas e invernos mais rigorosos, pode parecer que sua própria casa é o lugar mais frio do planeta Terra.

Por Adeilson em 14/05/2024 às 23:38:46

Para aqueles que moram em países do hemisfério norte, onde o clima temperado causa temperaturas mais baixas e invernos mais rigorosos, pode parecer que sua própria casa é o lugar mais frio do planeta Terra.

Mas, já que a Terra tem diferenças drásticas de temperatura, que vão desde os congelantes graus negativos até temperaturas extremamente altas, uma das principais questões é: quão fria a superfície do nosso planeta pode ficar? A gente te responde!

Leia também:

Qual é a menor temperatura já registrada na Terra?

Estação Vostok via Todd Sowers/LDEO – Columbia University

Embora a Terra tenha acabado de estabelecer um novo recorde mundial de altas temperaturas, os lugares mais frios do planeta continuam bastante gelados. E a Antártida continua sendo o continente mais frio da Terra, mesmo no hemisfério sul.

O recorde mundial de menor temperatura registrada na Terra é de -89,2º Celsius, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial. A temperatura foi registrada em 21 de julho de 1983, em Vostok, na Antártida, e confirmada pelo Instituto de Pesquisa do Ártico e Antártico, na Rússia.

A Estação Vostok é uma das estações de pesquisa mais remotas do mundo e opera em cerca de 37 quilômetros de gelo. O recorde anterior para a temperatura mais baixa registrada também foi em Vostok, em 1968, registrando uma temperatura de -88º Celsius.

O continente mais frio do planeta

frio
Imagem: Shutterstock

Além de ostentar as temperaturas mais baixas registradas no mundo, a Antártida também é o continente mais seco e com mais vento. Suas temperaturas variam de -10 ºC perto da costa a -60 ºC em partes elevadas do interior do continente.

Essas baixas temperaturas não são incomuns na Antártida. A cerca de 3.500 m acima do nível do mar, no topo do manto de gelo que cobre o Planalto Antártico, próximo à Estação Vostok, a temperatura costuma ficar sempre abaixo de -67,7 ºC.

Bolsas de ar superdensas e superfrias descem e ficam presas em pequenas depressões, com 2 a 3 metros de profundidade. Esse ar de temperatura muito baixa permite que a neve nesses buracos irradie ainda mais, possibilitando a temperatura do solo extraordinariamente baixa.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV