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NOVAS MEDIDAS

Decreto de JHC determina revisão de todos os contratos firmados pela Prefeitura de Maceió


Assessoria

Por meio de decreto, publicado em edição extraordinária de 13 de janeiro, do Diário Oficial do Município, o prefeito JHC estabeleceu normas e procedimentos de controle, auditoria e redução das despesas a serem efetuadas pelo Poder Executivo. Uma comissão foi instituída para revisar e acompanhar todos os contratos firmados pela Prefeitura. A meta é buscar uma economia de até 30% com estes gastos.

O trabalho do grupo consiste em renegociar e adequar estes instrumentos jurídicos celebrados à disponibilidade orçamentária e financeira. A gestão planeja, com esta medida, manter o equilíbrio fiscal e financeiro do Município, coibir desperdícios, otimizar a utilização dos recursos públicos, sempre observando o que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De antemão, o prefeito JHC suspendeu as contratações, assim como as renovações, de locações de imóveis utilizados pelo Poder Executivo até que seja realizada uma verificação de todos contratos em vigência.

Sob a coordenação da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (ARSER), a comissão instituída terá representantes da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Eles estão autorizados a adotar medidas de controle de gastos, seja repactuando os contratos firmados para aquisição de bens, prestações de serviços e concessões públicas, e da liberação de quotas orçamentárias e financeiras, por meio da gestão do Quadro Detalhado de Quotas Quadrimestrais (QDQQ).

É regra, a partir deste decreto, que os processos licitatórios de qualquer natureza, e que ultrapassem o valor de R$ 176 mil, assim como os contratos de locação de imóveis firmados pela Prefeitura de Maceió, devem ser submetidos ao crivo da comissão antes de terem prosseguimento.

A reavaliação vai permitir que averiguar se é possível reduzir os preços contratados em comparação ao que já vem sendo praticado no mercado, levando em consideração, ainda, a referência as cotações dos registros nos sistemas de compras dos governos federal/estadual. Da mesma maneira, a comissão terá que verificar se as quantidades contratadas estão em consonância com a disponibilidade orçamentária ou com a demanda prevista.

Segundo o decreto, será observado, na auditoria dos contratos vigentes, o interesse público direcionado, claro, à contenção e à redução de despesas. Quando este critério não for atendido, a comissão vai sugerir a rescisão do instrumento legal.

O prefeito JHC considera que estes ajustes administrativos e financeiros são necessários para que o Poder Executivo não descumpra a legislação vigente e tenha que responder por ato de improbidade administrativa.

Para o secretário municipal de Controle Interno, José Neto, a gestão busca formas de otimizar e reduzir os gastos correntes da municipalidade. "A medida tomada pelo prefeito JHC é bastante relevante e pertinente, já que estamos avaliando a legalidade e conveniência de todos os contratos celebrados pela Prefeitura de Maceió", ressaltou o gestor.

*Assessoria

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