sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05
Gov institucional 22.05 - 31.05

Presença de água doce e continentes na Terra pode ser mais antiga do que pensávamos

O planeta Terra se firmou há 4,6 bilhões de anos como uma grande esfera de magma.

Por Adeilson em 14/05/2024 às 04:05:09

O planeta Terra se firmou há 4,6 bilhões de anos como uma grande esfera de magma. O éon seguinte (entre 4,6 e 4 bilhões de anos atrás) é um mistério para pesquisadores: eles sabem que o magma se solidificou e formou uma crosta, mas não sabem o que veio depois.

Em uma conferência realizada em abril, pesquisadores revelaram que, a partir de antigos cristais de zircão encontrados na Austrália, é possível sugerir que a água doce e os continentes já estivessem presentes há muito mais tempo do que imaginávamos.

Leia mais:

Continentes e água doce na Terra

A descoberta começou com antigos cristais de zircão encontrados na Austrália Ocidental. Eles continham evidências de água doce. Isso, por sua vez, indica a presença de terra, já que a água doce só pode se formar se houver terra para que ela se acumule após a precipitação.

A conclusão sugere que a Terra pode ter sido coberta por água doce e continentes já há 4,4 bilhões de anos, muito antes do que se pensava.

No entanto, não está claro como ela teria chegado no nosso planeta, já que a sua presença só seria justificada mediante a um ciclo hidrológico de evaporação e precipitação já naquele momento.

Segundo o Live Science, eles sugerem que isso pode ter acontecido, porque a água da chuva (doce) contém isótopos mais leves e facilita e evaporação, enquanto a salgada tem isótopos mais pesados e evapora com mais dificuldade.

Zircões foram encontrados em Jack Hills, na Austrália (Imagem: NASA/GSFC/METI/ERSDAC/JAROS e equipe científica ASTER dos EUA e Japão/Reprodução)

Nova descoberta

  • Voltando aos zircões, os pesquisadores descobriram que eles tinham níveis mais elevados de isótopos leves do que os cristais formados na presença de água do mar, o que indica interação com água doce;
  • Então, eles dataram os 1.400 cristais a partir de amostras de urânio. A maioria variava entre 3,4 e 4 bilhões de anos de idade. Alguns mais novos tinham cerca de 1,85 bilhões de anos;
  • Porém, como essas rochas são resistentes, são úteis para entender vestígios do passado terrestre. Dessa vez, eles sugerem que os continentes e água doce surgiram muito mais cedo na história da Terra do que pensávamos.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV