sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05
Gov institucional 22.05 - 31.05

Apesar de tóxica, mandioca pode se tornar o superalimento do futuro; entenda

A mandioca é uma fonte chave de nutrição no mundo.

Por Adeilson em 14/05/2024 às 02:34:54

A mandioca é uma fonte chave de nutrição no mundo. A planta foi domesticada há cerca de 10 mil anos pelos povos que habitavam a bacia amazônica no Brasil. Hoje, o alimento está difundido por várias partes do planeta e cientistas acreditam que o produto se torne a principal cultura do mundo no futuro. Mas há um detalhe, a mandioca é tóxica.

Leia mais

Resistência a pragas e toxicidade da mandioca

  • Uma das características que torna a mandioca uma forte candidata para se tornar o principal alimento do futuro é a sua resistência a pragas.
  • Esse sistema de defesa conta com dois produtos químicos da planta: a linamarina e a linamarase.
  • As substâncias são encontradas dentro das células ao longo das folhas, caule e tubérculos da mandioca.
  • Quando as células da mandioca são danificadas, mastigando ou esmagando, no entanto, a linamarina e a linamarase reagem, liberando substâncias químicas nocivas.
  • Uma deles é o gás cianeto.
  • Grandes doses destas substâncias podem danificar o sistema nervoso humano e podem ser letais.
  • As informações são do ScienceAlert.
Mandioca (Imagem: rocharibeiro/Shutterstock)

Mudanças climáticas podem criar superalimento

Não se sabe ao certo como os povos antigos descobriram a toxicidade da mandioca, mas eles conseguiram desenvolver um processo complexo e de várias etapas que deixa o alimento comestível e seguro.

Os antigos trituraram as raízes amiláceas da mandioca em tábuas. Esse processo imita a mastigação, causando a liberação das substâncias tóxicas. No entanto, elas acabam sendo dissipadas pelo ar, sem gerar problemas de saúde.

Em seguida, a mandioca desfiada é colocada em cestos, onde é enxaguada, espremida à mão e drenada repetidamente. A ação da água libera mais cianeto, nitrilas e cianoidrinas. Por fim, a polpa resultante é seca, ou cozida, acabando com qualquer risco para a saúde humana. Esse processo é tão eficaz que segue sendo utilizado até hoje.

Atualmente, existem mais de 70 variedades distintas de mandioca produzidas no mundo. E segundo cientistas, as mudanças climáticas irão potencializar ainda mais esta cultura, que já se disseminou para países africanos, como a Nigéria e a Tailândia. Neste cenário, a mandioca é apontada como o superalimento do futuro.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV