sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Prefeito JHC afirma que herdou rombo financeiro: 'A situação está dramática para o município'

Por Redação em 14/01/2021 às 14:18:33
Edvan Ferreira

Edvan Ferreira

Após o anúncio de que a gestão do ex-prefeito Rui Palmeira teria deixado a prefeitura da capital alagoana impossibilitada de receber recursos federais, o atual prefeito, JHC (PSB), definiu a situação do Município como "dramática" durante inauguração de início de obras de uma creche, realizada na manhã desta quinta-feira (14), no bairro do Ouro Preto.

Contratos que não foram pagos, calote no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (IPREV) e outras inadimplências são alguns dos desafios que JHC deverá lidar nos próximos dias. O atual prefeito disse que ainda não foi possível detalhar o tamanho do rombo deixado nas contas da prefeitura, mas que isso deve ser definido até o início da próxima semana.

"A situação está dramática para o Município, porque entregaram [a prefeitura] com um grande rombo no caixa. No apagar das luzes, muitos contratos não foram pagos. Além do calote do IPREV e de outras despesas que não tínhamos previsão financeira. Agora, o momento é de organizar a casa, ajustar as contas e segurar as despesas para que a gente tenha responsabilidade fiscal. Já estamos no limite, vamos fechar o tamanho desse rombo até o início da próxima semana. O secretário João Felipe me passa hoje o relatório preliminar. Estamos nos debruçando sobre os números, mas a situação da Prefeitura de Maceió não é boa", expôs o chefe do Executivo.

JHC falou, também, sobre a necessidade de ser manter uma boa relação com os fornecedores da prefeitura em meio às dificuldades financeiras encontradas pela atual gestão.

"Temos grandes responsabilidades com empréstimos que foram contraídos e teremos que honrar; temos que ser um bom pagador, até para que a gente possa ter a credibilidade com os fornecedores, de forma que possamos chegar ao nível de saber que Maceió tem uma prefeitura que paga bem", concluiu.

As declarações de JHC foram dadas durante um evento em que se deu início a obras de oito escolas e seis creches na capital. Ele reafirmou, também, o compromisso da atual gestão com a valorização da Educação na primeira infância.

"Como defendemos, durante a campanha eleitoral, o conhecimento será nosso maior legado, porque isso ninguém tira. E o que a gente quer é igualdade de oportunidades. Sabemos que a primeira infância é a principal fase do ser humano; se, no momento em que ele está construindo a sua arquitetura cerebral, tem os estímulos corretos, ele vai ser um cidadão com maior capacidade para poder ser equilibrado emocionalmente, conseguir emprego e renda, e desenvolver suas habilidades cognitivas e motoras", destacou o prefeito.

Na ocasião, o secretário de Educação, Elder Maia, destacou a importância do espaço nessa retomada econômica e o retorno das aulas. "Se trata de uma creche/pré-escola que vai abrigar nossas crianças. Nós identificamos que era uma demanda muito grande aqui e, tão logo que tomamos conhecimento, demos a ordem para começar. O prefeito conhece muito bem o território, esteve aqui na campanha, e, tendo em vista essa carência, autorizamos a obra. É fundamental, porque, na retomada da economia, no pós-pandemia ou, ainda do final da pandemia, as famílias precisam desse apoio da prefeitura e do Estado para deixar suas crianças seguras, convivendo com professores capacitados, recebendo afeto, segurança, além da merenda", salientou o gestor.


Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV