Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ChatGPT

Unir pesquisa na web e ChatGPT "seria legal", diz CEO da OpenAI

A OpenAI pode estar prestes a entrar no mercado de mecanismos de busca, desafiando diretamente o domínio de longa data do Google.


A OpenAI pode estar prestes a entrar no mercado de mecanismos de busca, desafiando diretamente o domínio de longa data do Google. Previsto para ser anunciado nesta quinta-feira (09), o mecanismo, ainda envolto em mistério, utilizaria tecnologia do ChatGPT para oferecer interações em linguagem natural na busca.

A ideia que parece divertir o CEO da OpenAI

A OpenAI aposta que a integração da sua IA no seu mecanismo de busca pode superar a cautela do Google – que detém 90% deste mercado – em relação à tecnologia generativa (a capaz de "criar"). E o CEO da empresa, Sam Altman, parece se divertir com a ideia.

Leia mais:

(Imagem: photosince/Shutterstock)

Durante entrevista a Lex Fridman em abril, Altman sugeriu que o ChatGPT poderia ser o futuro das pesquisas na web, com uma integração profunda entre grande modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês) e busca.

"Se pudermos construir um mecanismo de busca melhor que o Google, então deveríamos", disse o CEO. Mas acrescentou que isso subestimaria o que a IA pode realmente ser.

O Google mostra 13 anúncios e dez links azuis, que é uma maneira de encontrar informações, mas o que é emocionante para mim é que talvez haja uma maneira muito melhor de ajudar as pessoas a encontrar e agir sobre as informações. Talvez seja interessante dizer 'Como podemos ajudá-lo a encontrar as informações de que você precisa, como podemos ajudar a criá-las em alguns casos ou apontá-las em outros'

CEO da OpenAI, Sam Altman

Por fim, Altman disse que integrar a busca ao ChatGPT é um exemplo de algo legal para se fazer. "A interseção de LLMs e busca é algo que acho que ninguém desvendou ainda. Eu adoraria fazer isso, acho que seria legal."

Como seria pesquisar usando ChatGPT?

(Imagem: Daniel Chetroni/Shutterstock)

Até o momento, acredita-se que o mecanismo de busca da OpenAI com ChatGPT permitiria aos usuários fazer perguntas e interagir com um modelo de IA, parecido ao Google Gemini.

A diferença crucial parece ser a capacidade de trazer dados em tempo real para a experiência de IA. Leia-se: enriquecer a resposta com informações atualizadas.

Embora o ChatGPT já esteja de certa forma integrado ao Bing da Microsoft (dá para acessar o Bing Chat com GPT-4), essa parceria foi mais um complemento do que uma fusão. Com o lançamento próprio, a OpenAI pretende criar uma integração mais profunda e robusta.

A integração de IA generativa com busca em tempo real promete ser não apenas uma nova ferramenta para os usuários, mas uma redefinição de expectativas no campo de pesquisas na web. A ver se isso vai mesmo sair do papel. E do discurso.

Olhardigital

Pro ChatGPT Inteligência Artificial OpenAI

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!