sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Redução da vazão do Rio São Francisco prejudica abastecimento em Penedo

Por Redação em 11/01/2021 às 15:20:15
 Acervo Chesf

Acervo Chesf

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo pede que a população economize no uso da água. A orientação da autarquia da Prefeitura de Penedo é fundamentada na redução da vazão no Rio São Francisco.

O volume de água liberado a partir da Usina Hidrelétrica (UHE) de Xingó, localizada entre Piranhas-AL e Canindé do São Francisco-SE, diminuiu de 2.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1.100 m³/s, redução praticada em menos de quinze dias, conforme informa a Chesf (confira no documento abaixo)

Na prática, isso significa menos água para toda a região do Baixo São Francisco, problema que já dificulta a captação realizada na estação localizada na Rocheira, em Penedo, estrutura do SAAE responsável por abastecer 75% das residências da cidade ribeirinha.

Com a diminuição do nível do rio, apenas uma das três bombas da estação consegue funcionar. "E só está operando porque não tem nenhum eletrodo (sistema de segurança instalado), mas se a situação do rio não melhorar, também precisaremos parar essa bomba para evitar que ela seja danificada", explica Caio Gonçalves, funcionário do SAAE Penedo.

Baixo nível do Rio São Francisco prejudica captação de água na estação da Rocheira (Imagem SAAE Penedo)

De forma imediata, o desabastecimento poderá ser minimizado por conta do movimento das marés. Se subir, as outras duas bombas da estação da Rocheira poderão ser acionadas. Do mesmo modo, com maré baixa, a captação voltará a ser reduzida.

"A gente precisa de 175 mil litros de água, por segundo, para abastecer toda a rede do SAAE, fora os locais abastecidos por poços artesianos. E esta bomba que ainda está funcionando na estação da Rocheira puxa apenas 30% da vazão que o sistema precisa", acrescenta Caio Gonçalves, destacando que o momento exige precaução de todos.

*Assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV