sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril

Agência do Hospital Metropolitano realiza mais de 4.400 transfusões em três anos de funcionamento

Por Redação em 01/04/2024 às 08:36:51
Reprodução

Reprodução

Com 4.412 transfusões de hemocomponentes e 2.021 doadores aptos, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, comemora os três anos de sua Agência Transfusional. O serviço foi iniciado após 10 meses de inauguração da unidade hospitalar, e recebe o sangue captado pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que possui uma unidade de coleta situada em prédio anexo ao equipamento de saúde.

De acordo com o coordenador da agência, o hematologista Manoel Correia, as transfusões de sangue são realizadas após as provas de compatibilidade sanguínea. A partir daí o paciente recebe, conforme prescrição médica, transfusões de plaquetas, plasma e concentrado de hemácias.

Ele explicou que a Agência Transfusional é responsável pelo processo de captação, armazenamento e gerenciamento dos produtos hemoterápicos utilizados. Por meio dela, é administrada a estocagem de bolsas de sangue e hemocomponentes, sua reserva de uso para pacientes e a distribuição final, quando a transfusão é realizada.

Marylourdes Porto, biomédica na agência, explicou que os testes pré transfusionais são realizados a cada novo episódio transfusional. "Seguimos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e a realização de dupla checagem, o que garante uma transfusão segura para os nossos pacientes", explicou.

Além disso, são realizados treinamentos no HMA, tanto para os profissionais da Enfermagem como para os da medicina e técnicos. "A agência está permanentemente preocupada em desenvolver ações de capacitação para os profissionais envolvidos no processo transfusional, assim como, orientação médica quanto ao uso racional do sangue, para transfundir somente o componente que o paciente necessitar", ressaltou, o hematologista Manoel Léo Correia

Segundo ele, a parte médica realiza assistência clínica, com orientações transfusionais. "Sem falar na assistência e relação entre enfermagem e técnico de hemoterapia, esse encaixe, essa fidelidade em trabalhar em equipe é fundamental para a excelência. Estamos extremamente satisfeitos com as respostas nestes três anos. Logicamente queremos melhorar, crescer, mas, estamos dentro do padrão, e ficamos gratos à comunidade e aqueles doadores que captamos, pessoas que contribuíram para salvar vidas. Porque doar sangue é doar vida, um ato de amor", salientou o médico.

Filipe Fernandes, diretor do HMA, pontuou que para garantir a qualidade, a Agência Transfusional possui um rigoroso controle interno dos reagentes e hemocomponentes, além de participar do controle de qualidade externo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "O objetivo principal é garantir o suprimento de sangue seguro aos receptores atendidos e manter os registros, com total rastreabilidade dos hemocomponentes".

Fonte: Secom Alagoas

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV