Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

espionagem

Facebook é acusado de espionar aplicativos rivais a mando de Zuckerberg

Em 2016, a Meta (que na época ainda se chamava Facebook) interceptou e espionou dados de usuários que usavam aplicativos de plataformas rivais.


Em 2016, a Meta (que na época ainda se chamava Facebook) interceptou e espionou dados de usuários que usavam aplicativos de plataformas rivais. Isso fazia parte de um plano da empresa para tentar reduzir a popularidade de outras redes sociais, potencializando o próprio Facebook.

Leia mais

Snapchat foi um dos alvos de espionagem (Imagem: Shutterstock)

Facebook espionou Snapchat

Para conseguir espionar os rivais, a empresa de Mark Zuckerberg recorreu a uma ferramenta chamada Onavo, que coletava dados de navegação de forma massiva. Quando ativado, o serviço "lia" o tráfego de um dispositivo independente de ele ter ou não criptografia.

Os dados eram enviados, sem o consentimento dos usuários de outros aplicativos, para serem analisados pelo Facebook. A plataforma, que também foi usada também para monitoramento do WhatsApp antes da sua aquisição pela Meta, acabou sendo desativada em 2019.

Foi essa a maneira que a empresa encontrou para analisar dados do tráfego do app rival Snapchat, que tem a comunicação entre usuários e servidores criptografada. Naquele período, a rede social rivalizava com o Instagram, em especial entre o público mais jovem dos Estados Unidos (o TikTok ainda não era uma realidade).

O projeto recebeu o nome de Ghostbusters (Caça-Fantasmas, em português). As informações fazem parte de uma reportagem do TechCrunch a partir de documentos de um processo judicial aberto contra a Meta nos Estados Unidos.

(Imagem: Wachiwit/Shutterstock)

Papel de Mark Zuckerberg

Olhardigital

Internet E Redes Sociais Espionagem Facebook MARK ZUCKERBERG Meta Redes Sociais Snapchat

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!