O que mudou no Instagram em 2020? Relembre as novidades do aplicativo

De olho no TikTok, rede social lançou vídeos curtos com o Reels. Veja quais foram os novos recursos que chegaram ao app neste ano. Vídeos do Instagram Reels [...]

Por Pedro em 28/12/2020 às 09:57:32
De olho no TikTok, rede social lançou vídeos curtos com o Reels. Veja quais foram os novos recursos que chegaram ao app neste ano. Vídeos do Instagram Reels poderão ter 30 segundos a partir de agora.

Divulgação/Instagram

O Instagram completou 10 anos em 2020, há 8 deles fazendo parte do império do Facebook. O app, que já se viu ameaçado pelo Snapchat e incorporou os stories para não ficar para trás, viu outro concorrente ganhar espaço neste ano: o chinês TikTok.

Da mesma forma que fez no passado, se "inspirou" no rival: lançou a função Reels, para as pessoas fazerem vídeos curtos, brincarem com efeitos e com músicas.

Relembre o que mudou no WhatsApp

RETROSPECTIVA: 2020, um ano vivido pelas telas

Foi a principal novidade do ano na rede social. Aos poucos, o Reels foi ganhando mais espaço no aplicativo, passou a permitir vídeos mais longos e agora tem um ícone separado em sua tela inicial.

Mas esse não foi o único recurso novo. Veja abaixo as novidades do Instagram em 2020:

COMBATE À DESINFORMAÇÃO: a plataforma adicionou selos com informações de autoridades de saúde em buscas relacionadas com a pandemia de Covid-19, reduziu o alcance de conteúdos marcados como falso por agências de checagem e criou novos adesivos como o "Em Casa", para incentivar o isolamento.

Adesivos 'Em Casa' do Instagram.

Divulgação

MELHORIAS NAS LIVES: a quarentena elevou o interesse pelas transmissões ao vivo, e o Instagram liberou a opção de assistir e comentar nos vídeos Ao Vivo pelo computador. O app também passou a permitir que as pessoas salvassem suas transmissões no IGTV.

LOJA: de olho no comércio, o aplicativo lançou um recurso para mostrar produtos de lojas virtuais. A função estava dentro da aba "Explorar", mas assim como o Reels, passou para a tela inicial.

COLETÂNEAS: chamadas de "Guias", essa novidade permitiu agregar em uma aba os conteúdos sobre determinado assunto, para que os usuários fizessem curadoria sobre qualquer tema. O teste começou no Brasil, mas foi liberado para o mundo todo.

Opção 'Guias' do Instagram está disponível para todos a partir de 17 de novembro de 2020.

Divulgação/Instagram

MENSAGENS PELO COMPUTADOR: os chats via "Direct" chegaram à versão web. Antes, a funcionalidade só estava disponível nos smartphones.

REMOÇÃO DE COMENTÁRIOS: as pessoas ganharam mais controle sobre os comentários em seus perfis: o Instagram liberou a exclusão de até 25 interações de uma única vez, permitiu bloquear e restringir as contas fizessem comentários ofensivos e destacar no topo mensagens positivas.

NOVAS REGRAS: depois de uma campanha de uma influenciadora digital plus size, a plataforma atualizou sua política sobre exibição parcial de seios. O protesto afirmava que sias fotos artísticas eram derrubadas, enquanto o mesmo não acontecia com publicações parecidas de mulheres magras. O Instagram reconheceu que a política antiga levava a erros.

INTEGRAÇÃO COM MESSENGER: o aplicativo se aproximou do Facebook ao integrar as plataformas de mensagens das duas redes sociais, permitindo que usuários do Messenger começassem conversas e chamadas de vídeo com pessoas que estão no Instagram e vice-versa. A opção ainda está em fase de testes.

Instagram vai avisar da integração entre os aplicativos.

Divulgação/Facebook

Instagram completa 10 anos: conheça a história do aplicativo em 10 fatos

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
maple 1

Comentários

META