Pref arapiraca - AQ. DE ALIMENTOS - 863
p.contas GOV
Detran 20-27.10
sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov fev - TEM,TEM,TEM 1 - Nov A.

Como pode acontecer o colapso da principal corrente do Oceano Atlântico?

A Circulação Meridional do Atlântico (AMOC), corrente oceânica responsável por levar água quente das regiões tropicais do Atlântico para o norte, está entrando em colapso, o que pode afetar todo o clima mundial, como informou o Olhar Digital.

Por Adeilson em 12/02/2024 às 21:51:53
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

A Circulação Meridional do Atlântico (AMOC), corrente oceânica responsável por levar água quente das regiões tropicais do Atlântico para o norte, está entrando em colapso, o que pode afetar todo o clima mundial, como informou o Olhar Digital. Mas como isso deve acontecer?

A AMOC funciona de forma que transporta águas superficiais quentes e salgadas das regiões tropicais até o Atlântico Norte. Quando chegam no polo elas resfriam e formam o gelo marinho. Depois disso, a água restante, agora fria, retorna para a região sul do oceano em correntes profundas, completando a circulação.

  • Sem a circulação de água quente da AMOC, regiões da América do Norte e Europa seriam muito mais frias;
  • No entanto, estudos apontam que as mudanças climáticas têm alterado o fluxo de água da corrente, o que pode resultar em seu fim;
  • A partir de um modelo computacional, um grupo de pesquisadores conseguiu estipular que isso deve acontecer em 20 anos.

Essa circulação é o que garante um clima mais quente em países da América do Norte e do noroeste da Europa. Sem ela, essas regiões seriam muito mais frias. No entanto, o medo dos cientistas é que as mudanças climáticas alterem a AMOC de forma irreparável e muitos estudos apontam que ela realmente está mais fraca.

Algumas dessas pesquisas apontam que o colapso desse ciclo pode acontecer em algumas décadas, mas até então não existia uma estimativa mais precisa de quando isso vai acontecer. Um estudo publicado recentemente na revista Science Advance e conduzido por pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, sugere que o fim da AMOC será em 20 anos.

Leia mais:

Simulando o fim da AMOC

Para o estudo, os pesquisadores realizaram um grande modelo computacional onde o fluxo de água doce em torno do Atlântico Norte dos últimos 2200 anos foi simulado. Os cientistas concluíram que a água do paralelo 34 sul do Atlântico, que está sendo deslocada para o Atlântico Norte, poderia ajudar a determinar quando um colapso iminente acontecerá. Observando a quantidade mínima de água que está sendo transferida desse ponto, foi estipulado os 20 anos.

Comparando os dados obtidos com a simulação com os dados do mundo real, eles confirmaram que a AMOC está próxima ao seu colapso.

Os resultados aqui dão uma resposta clara a um problema de longa data na comunidade de investigação climática relativamente à existência de comportamento de inclinação da AMOC em modelos climáticos globais. Sim, isso ocorre nesses modelos. Esta é uma má notícia para o sistema climático e para a humanidade, pois até agora se poderia pensar que o tombamento da AMOC era apenas um conceito teórico e que o tombamento desapareceria assim que o sistema climático completo, com todos os seus feedbacks adicionais, fosse considerado.

Trecho do artigo

Os pesquisadores não determinaram uma data e hora exata para quando acontecerá o colapso da corrente de circulação, no entanto, apontam que o fim da AMOC irá mudar drasticamente a distribuição de calor no oceano e o clima global, em geral.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
CESMAC 50 - NOV2023
SESI novo 2024

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3