A história da escrita também faz parte do desenvolvimento da humanidade. Segundo historiadores, essa inovação surgiu de forma independente em regiões como a Mesopotâmia, Egito, China e na Mesoamérica. No entanto, este também pode ter sido o caso na remota e fascinante Ilha de Páscoa.
Leia mais
Indecifráveis, os textos localizados na Ilha de Páscoa são considerados relativamente longos e foram escritos em símbolos pictóricos, que representam imagens como o corpo humano, animais, plantas, ferramentas e corpos divinos.
De acordo com os pesquisadores, “descobrir um sistema de escrita em um local tão remoto é surpreendente, e ainda há debates quanto a sua origem. Esses glifos pictóricos não se parecem com nenhuma outra escrita conhecida".
Utilizando datação por radiocarbono em quatro objetos de madeira do local, foi possível concluir que uma das tábuas seria do final do século XV ou início do século XVI, enquanto as demais seriam do século XIX.
A datação da madeira da tábua não necessariamente indica a data da inscrição, mas, dadas as circunstâncias de conservação, não podemos supor uma data muit
Fonte: Olhardigital