sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05
Gov institucional 22.05 - 31.05

Novo recorde! 20 pessoas estiveram no espaço ao mesmo tempo

No final do mês passado, a humanidade alcançou um recorde de voos espaciais, embora a notícia tenha passado despercebida para a maioria das pessoas.

Por Adeilson em 10/02/2024 às 20:20:13
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

No final do mês passado, a humanidade alcançou um recorde de voos espaciais, embora a notícia tenha passado despercebida para a maioria das pessoas.

Por alguns minutos em 26 de janeiro, 20 pessoas estavam no espaço ao mesmo tempo. A Estação Espacial Internacional (EEI) hospedou 11 delas — sete membros da tripulação de longo prazo e quatro visitantes na missão privada Ax-3 — e três ocupavam a estação espacial chinesa Tiangong. As informações são da Space.

As outras seis estavam a bordo do avião espacial VSS Unity, da Virgin Galactic, que alcançou o espaço suborbital na missão Galactic 06 da empresa. Quatro dessas seis pessoas eram passageiros, enquanto duas pilotavam a Unity na Galactic 06, que durou cerca de uma hora, desde o lançamento até o pouso.

Leia mais:

No momento, há 14 pessoas fora da Terra — os três residentes do Tiangong, os sete astronautas de longo prazo da EEI e os quatro voadores da Ax-3, que partiram do laboratório em órbita na quarta-feira (7 de fevereiro) em sua cápsula SpaceX Crew Dragon e têm previsão de pousar na manhã de sexta-feira (9 de fevereiro).

20 pessoas também estiveram no espaço em 2023, mas…

A Virgin Galactic também esteve envolvida na primeira vez em que 20 humanos estiveram no espaço ao mesmo tempo, um marco alcançado em 23 de maio do ano passado. As alocações foram semelhantes naquele dia: seis pessoas na Unity (em um voo chamado Unity 25, a última missão antes de a Virgin Galactic iniciar o serviço comercial), três no Tiangong e 11 na EEI (sete astronautas de longa duração, juntamente com os quatro membros da tripulação da missão privada Ax-2).

No entanto, nem todos reconhecerão o recorde de 20 pessoas, pois os voos da Virgin Galactic atingem apenas cerca de 55 milhas (88 quilômetros) acima da Terra em seu ponto mais alto.

Isso é alto o suficiente para alcançar o espaço, de acordo com a NASA e as forças armadas dos EUA, que estabeleceram o limite em 50 milhas (80 km) de altura. Mas a comunidade internacional geralmente adota a “linha de Kármán”, que fica a uma altitude de 62 milhas (100 km).

De fato, o Guinness World Records coloca a marca de mais pessoas no espaço em 19, estabelecida durante o voo suborbital NS-19 do veículo New Shepard da Blue Origin em 11 de dezembro de 2021. O New Shepard ultrapassa ligeiramente a linha de Kármán em suas missões breves.

O recorde de mais pessoas em órbita é talvez mais significativo, dado o quanto de energia e esforço são necessários para circundar nosso planeta. Esse recorde é de 17, estabelecido durante um breve período em maio de 2023, quando o Tiangong recebeu duas tripulações de três pessoas enquanto 11 pessoas (incluindo os astronautas da Ax-2) moravam na EEI.

Esperançosamente, esses números parecerão risíveis daqui a 10 ou 15 anos. Várias estações espaciais privadas estão em desenvolvimento no momento, e tanto a NASA quanto uma coalizão liderada pela China têm como objetivo levar pessoas de volta à lua ao longo da próxima década mais ou menos.

Além disso, a SpaceX está desenvolvendo um foguete massivo chamado Starship para ajudar a colonizar tanto a lua quanto Marte. Portanto, 19 ou 20 pessoas fora da Terra ao mesmo tempo serão apenas o começo, se pelo menos alguns desses sonhos espaciais se tornarem realidade.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV