Antes da existência de vida em nosso planeta, a fixação de nitrogênio dependia de processos abióticos, entre os quais as descargas elétricas (relâmpagos) se destacavam. Com isso em mente, a equipe de Aroskay analisou amostras de depósitos vulcânicos antigos na Turquia e no Peru.
Ao longo dos trabalhos, os pesquisadores encontraram níveis significativos de nitratos que sugerem a fixação de nitrogênio durante grandes erupções. Este achado reforça que os relâmpagos vulcânicos podem ter desempenhado um papel importante no ciclo do nitrogênio antes da emergência da vida.
Conforme aponta o estudo, grandes eventos explosivos poderiam fixar aproximadamente 60 teragramas de nitrogênio, destacando o papel potencial das erupções vulcânicas na criação de condições favoráveis ao surgimento da vida. Essas descobertas não apenas ampliam nossa compreensão dos processos geoquímicos antigos mas também podem ajudar a interpretar depósitos de nitratos em outras partes do mundo, como no deserto do Atacama, onde a origem dos nitratos tem sido debatida.
Via ScienceAlert
Fonte: Olhardigital