sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

O que é a 'criptografia de dispositivo' de um computador com Windows 10?

Tira-dúvidas explica os efeitos da criptografia em um notebook ou desktop. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, [...]

Por Redação em 17/12/2020 às 08:43:14
Tira-dúvidas explica os efeitos da criptografia em um notebook ou desktop. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas-feiras.

Criptografia é necessária para proteger dados.

Jeffrey Collingwood/FreeImages

A "criptografia de dispositivo" é um dos recursos de segurança que existem para proteger um notebook em caso de roubo. Sobre essa questão, um leitor enviou a seguinte pergunta para o blog Segurança Digital:

Esta "criptografia de dispositivo" trata-se daquele "log in" inicial do Windows 10? Se o ladrão não conseguir violá-lo, o notebook ficará sem utilidade? – Paulo Santos

Paulo, a "Criptografia" por si só não serve para inutilizar um sistema em caso de roubo.

A "Criptografia do dispositivo" é um recurso de segurança do Windows 10 que, infelizmente é compatível apenas com alguns computadores. Quando disponível, ela poder acessada no menu Configurações > Atualização e segurança.

Trata-se de uma alternativa ao recurso de criptografia do BitLocker, que é compatível com qualquer computador que esteja executando o Windows 10 Pro (ou seja, não funciona no Windows 10 Home).

A "Criptografia de dispositivo" e o BitLocker tem a mesma finalidade: embaralhar os dados armazenados no computador para que eles não possam ser acessados sem a sua senha de login.

Para ficar mais fácil de entender:

BitLocker: Compatível com qualquer computador, mas não está disponível no Windows 10 Home.

Criptografia de dispositivo: Disponível apenas em alguns computadores, mas está disponível no Windows Home.

Contudo, nenhum desses recursos impede que o computador seja utilizado normalmente após a reinstalação do sistema. Se o Windows for reinstalado, a criptografia será desativada e o ladrão poderá continuar usando o desktop ou notebook.

O que a criptografia impede é o acesso aos dados que estão no seu computador. Se você não usa criptografia, todos os seus arquivos podem ser acessados por pessoas que tiverem acesso físico ao seu computador.

O login do Windows não protege seus dados se o computador não estiver criptografado. É possível contornar a proteção da tela de login ou retirar o dispositivo de armazenamento para leitura dos dados.

Se você costuma salvar senhas no seu navegador ou tem sessões abertas em sites de lojas, por exemplo, o ladrão pode abrir o seu navegador e potencialmente acessar todos esses sites como se fosse você, caso o seu computador não tenha criptografia.

Contas de e-mail configuradas no computador também poderão ser acessadas, a não ser que você aja rapidamente para trocar as senhas e desautorizar seu dispositivo.

Embora a proteção do computador como um "bem" seja importante, os dados armazenados no sistema podem aumentar (e muito) o prejuízo e as dores de cabeça resultantes do roubo. É por isso que a criptografia deve ser ativada.

Configuração de criptografia de dispositivo no Windows 10.

Reprodução

É uma pena que a Microsoft não disponibilize um recurso de criptografia universal para todos os usuários do Windows.

Hoje, todos os MacBooks da Apple e smartphones com iOS e Android (de praticamente qualquer marca) saem de fábrica criptografados. Apenas os notebooks com Windows é que ainda não dispõem dessa função de forma universal.

É importante conferir se o seu computador é compatível com alguma dessas tecnologias para ativá-la e garantir a proteção dos seus dados, seja de um ladrão ou de pessoas próximas mal-intencionadas que se interessem em bisbilhotar a sua vida.

Uma pessoa motivada pode burlar a tela de login do Windows para bisbilhotar seus dados em questão de minutos.

Se você lida com dados muito sensíveis e o seu computador não for compatível com a criptografia de dispositivo, vale considerar a aquisição do Windows 10 Pro ou a troca para outro sistema operacional, como o Linux.

Lembre-se que é praticamente impossível de recuperar dados em um sistema criptografado. Cuide muito bem da sua senha e providencie backups.

Dúvidas sobre segurança digital? Envie um e-mail para [email protected]

Veja 5 dicas de segurança para a sua vida digital:

5 dicas de segurança para sua vida digital

Veja mais vídeos com dicas de segurança digital

Fonte: G1

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV