Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

covid longa

Esquema vacinal incompleto aumenta risco de Covid longa, alerta estudo

No Brasil, mais de 518 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas até agora.


No Brasil, mais de 518 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas até agora. No entanto, apenas 17% da população foi imunizada com a dose bivalente e está com o esquema vacinal completo, segundo dados do Ministério da Saúde. O cenário já era motivo de preocupação, que aumenta ainda mais após um estudo apontar que quem não recebe todas as doses da vacina tem maiores chances de desenvolver a chamada Covid longa.

Leia mais

Aumento das chances de desenvolvimento de sintomas persistentes

De acordo com o estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), três em cada quatro pacientes infectados pelo coronavírus relataram sintomas persistentes da doença.

Ainda segundo o trabalho, aqueles que não se vacinaram têm 23% mais chances de ter Covid longa se comparados às pessoas que se imunizaram com três ou quatro doses. Entre os que tomaram até duas doses, a probabilidade de desenvolvimento de sintomas persistentes é 8% maior.

Os pesquisadores acompanharam mil pacientes entre 2020 e 2023 para monitorar os efeitos da pandemia a longo prazo.

Além dos sintomas persistentes, a alta prevalência da doença a longo prazo acarreta a sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são do G1.

Com a baixa imunização das doses de reforço, alguns estados registram tendência de alta nos casos da Covid-19. Segundo o boletim mais recente da Fiocruz, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem observar aumento no número casos nas próximas semanas.

Covid-19 (Imagem: Nhemz / Shutterstock)

Covid longa

Olhardigital

Medicina E Saúde Covid Longa Covid-19 Doença Estudo Sintomas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!