sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril
Gov_prestacaodecontas-abril

PM inicia nivelamento de Comunicação com integrantes de unidades da Corporação

Por Redação em 21/10/2020 às 18:42:03

Dentro das comemorações pelos 50 anos da 5ª Seção do Estado-Maior Geral (EMG), a Polícia Militar de Alagoas deu início nesta quarta-feira (21) ao Seminário de Nivelamento em Comunicação Social da Corporação, no auditório da Academia da PM Senador Arnon de Mello (APMSAM), localizada no bairro do Trapiche da Barra, com a participação do comandante e subcomandante da Instituição, coronéis Marcos Sampaio e Wilson da Silva.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, feita pelo Cabo Thiago, do Centro Musical, foi dada a largada ao evento comemorativo que esteve voltado nesse primeiro dia aos comandantes e P5s (oficiais responsáveis pela Comunicação) das unidades e subunidades que integram os comandos de Policiamento da Capital e do Interior, além de diretores e chefes de seções.

“Hoje a palavra é gratidão. Estamos comemorando uma data muito especial para nossa Corporação. Já faz meio século que a Assessoria de Comunicação tem atuado em prol da imagem da nossa Instituição em conjunto com os comandantes e integrantes de todas as unidades. Com este evento, queremos além de celebrar também fazer uma atualização junto aos militares que atuam diretamente na função e são elos entre a PM e a sociedade por meio da imprensa”, afirmou o chefe da 5ª Seção do EMG, major Sérgio Galvão.

21 10 2020 nivelamentoascom2

O comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, iniciou sua fala fazendo um minuto de silêncio e respeito em homenagem ao coronel Jaime Ferreira Lima, que foi uma das grandes referências na área de Comunicação Social da Corporação, sendo inclusive o primeiro oficial da PM alagoana formado em Relações Públicas, e que morreu em abril de 2011. Todos os presentes ficaram em posição de sentido durante o tributo. “Quando eu me lembro da 5ª Seção, me vem a memória o coronel Jaime, que tinha um carinho enorme pela Ascom. Ele tinha um jeito peculiar e brigava por melhorias na Comunicação de nossa instituição, trazendo técnicas modernas ao departamento por meio de vários cursos”, afirmou o oficial superior.

21 10 2020 nivelamentoascom3

“Hoje é um momento de alegria, de parabenizar uma seção tão importante para a Instituição, principalmente nos dias de hoje, quando a informação chega tão rápido para todos. Estamos em todo o estado e a Ascom tem o cuidado de mostrar a sociedade alagoana o trabalho da PM e também de apurar e dar as respostas necessárias ao povo, por meio da imprensa. Nenhum comandante pode si furtar de uma 5ª Seção bastante qualificada. Temos profissionais gabaritados e bem preparados para atuação na área e por isso quero parabenizar a nossa Assessoria de Comunicação pelos seus 50 anos de existência”, enalteceu o coronel Marcos Sampaio, que ainda falou sobre o retorno das atividades do Programa Vem Ver a Banda Tocar (PVVBT), que será no próximo domingo (25), com a apresentação do Centro Musical no Ginásio do Colégio Tiradentes (CPM).

21 10 2020 nivelamentoascom4

O primeiro dia do nivelamento contou com palestras ministradas pelos jornalistas Oscar de Melo e Enio Lins. Oscar tem mais de 25 anos de profissão, com vasta experiência em rádio e televisão, atualmente integra o canal de notícias multiplataforma Acta e palestrou sobre o tema “Relacionamento entre a PM e a imprensa: um diálogo necessário”. Durante sua fala, ele fez um breve histórico sobre a evolução da comunicação e comentou sobre a atuação dos veículos de imprensa junto aos trabalhos da Corporação.

21 10 2020 nivelamentoascom5

Já Enio, que atualmente é secretário de Comunicação do Estado de Alagoas e possui mais de 40 anos de profissão na área do jornalismo, ministrou uma palestra sobre a gestão em Comunicação Social. Em seu discurso, ele falou sobre três importantes pontos (mídias, equipe e estratégias) que devem nortear a organização de ações na área. Após um coffee break, o seminário foi continuado pelo major Galvão, que junto ao tenente Diego Ramos falou sobre as diretrizes para concessão de entrevistas pelos integrantes da PM-AL. Todas as orientações estão em norma interna da Corporação e visa uma melhor relação entre os militares e a imprensa.

21 10 2020 nivelamentoascom6

O segundo dia do Nivelamento de Comunicação acontecerá na próxima sexta-feira (23) também no auditório da APMSAM. As atividades seguem com instruções ministradas por integrantes da 5ª Seção aos oficiais e praças responsáveis pela P5 das OPMs. A primeira será a oficina “Marketing e redes sociais”, com a sargento Meijores Tenório; seguida pelos soldados Roberison Xavier e Fernanda Alves com o tema “Produção textual”. Após um intervalo o cabo Maxuell Oliveira apresentará a oficina “Produção de vídeo”. Encerrando a sequência, o tenente Felipe Fosatto, a sargento Wanessa Neves e a cabo Carliane Santos ministrarão a instrução “Cerimonial e eventos”.

 

5ª Seção do EMG/PM-AL

Há 50 anos, por força da Lei nº 3.116 que reestruturou a Polícia Militar de Alagoas, era criada a 5ª Seção do Estado-Maior Geral (EMG). Assim como a chamada PM/5, outros setores da instituição também nasceram naquele 20 de outubro de 1970. A Assessoria de Comunicação (Ascom) surgiu com a missão de coordenar os assuntos civis e de relações públicas da PM.

A chamada PM/5 é responsável pela comunicação institucional voltada aos públicos interno e externo. Sua equipe atua com produção de conteúdo para a página do órgão na internet e mídias digitais (Instagram, YouTube e Facebook, por exemplo) e desde 2019 também produz o informativo O Alferes (jornal quinzenal).

21 10 2020 nivelamentoascom1

Cabe à 5ª Seção ser a porta-voz da PM junto à sociedade e aos veículos de imprensa, bem como a realização e organização de eventos e cerimonial. Atualmente 13 militares, entre oficiais e praças, chefiados pelo major Sérgio Galvão, atuam no planejamento e produção de textos, vídeos, artes, fotos, eventos entre outras produções.

O papel de relações públicas da Corporação é uma das atribuições da PM/5. Cabe a ela o relacionamento e promoção de atividades junto à sociedade em geral. Um dos principais exemplos é o Programa Vem Ver a Banda Tocar que, junto com o Centro Musical, leva apresentações ao público nos domingos na orla da Capital. Em decorrência da pandemia da Covid-19 as atividades estiveram suspensas, mas os preparativos para seu retorno já foram iniciados.

21 10 2020 nivelamentoascom7

“Nesta data queremos agradecer a cada oficial e praça que já passou pela 5ª Seção ao longo desses anos, deixando sua marca e contribuindo com a construção do que somos hoje. Neste meio século o mundo se transformou, a comunicação se reconfigurou e mudamos também. Para a equipe de hoje, a mensagem também é de agradecimento e de estímulo: temos muito orgulho da nossa história e vamos seguir cumprindo com excelência os desafios diários. A missão segue. Avante para mais 50, 60... 100 anos!”, destacou o chefe, major Galvão.

 

Programa Vem Ver a Banda Tocar

Chegou a hora de matar a saudade do Programa "Vem Ver a Banda Tocar", que voltará no próximo domingo (25), das 9h00 às 11h, em um novo endereço: o ginásio do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. A Banda se apresentará para um público de até 50 pessoas.

Os interessados deverão garantir suas vagas enviando seus nomes para o e-mail: [email protected]. Vai ter muita alegria, descontração e boa música, claro com todo cuidado, respeitando as medidas de prevenção em vigor. As pessoas que forem assistir a apresentação devem levar consumos próprios, pois não haverá comercialização de bebidas e alimentos no local.

 

Fonte: pmal

Tags:   Manchete
Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV