sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Polícia Militar dá início ao 1º Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais semipresencial da Corporação

Por Redação em 13/10/2020 às 15:37:09

A Polícia Militar de Alagoas, por meio de sua Diretoria de Ensino e da Academia Senador Arnon de Mello (APMSAM), deu mais um passo importante e histórico para a Corporação na manhã desta terça-feira (13). É que foi realizada, no auditório da APMSAM localizado no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, a Aula Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), que por causa da pandemia do novo coronavírus acontecerá de forma semipresencial, com boa parte de suas instruções ministradas por videoconferência.

O Curso de Aperfeiçoamento é um dos requisitos legais para possibilitar que os oficiais venham a ser promovidos e subir de carreira, a começar com o posto superior de major. No total, 45 policiais militares dos quadros Combatente, Administrativo, Especialista e de Saúde estão iniciando a especialização.

13 10 2020 aulainauguralCAO1

O evento, que seguiu os protocolos de segurança como aferição da temperatura, uso de máscara, higienização com álcool em gel e o distanciamento social, contou com a participação do comandante-geral da PM em exercício, coronel Wilson da Silva, que presidiu a solenidade, iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Durante o pontapé inicial, o coronel da Reserva Remunerada José Augusto Gama ministrou uma palestra sobre as estratégias e compromissos de um comandante, relembrando que após possuir o CAO as responsabilidades dentro da Corporação aumentam e, consequentemente, o militar poderá passar a comandar unidades da Instituição. Ele também explanou sobre a importância de um bom planejamento de ações, execução de metas e qualidades de um ótimo líder.

13 10 2020 aulainauguralCAO3

Os futuros compromissos a serem assumidos a partir da especialização também foram enfatizados pelo coronel Wilson. “O CAO é muito importante na vida do oficial, pois é o momento que vai fazer ele sair da execução para a gestão. Então precisa ter bastante maturidade, dedicação e aproveitamento, que seja um momento diferenciado na carreira do policial. Acredito que o capitão é o oficial mais crítico da Instituição, pois é não é mais um tenente e ainda não é um oficial superior, é neste momento de transição que observamos mais os erros daqueles que estão a cima da gente e também começamos a enxergar a Corporação de maneira diferente, conhecendo mais”, disse o coronel.

O comandante-geral em exercício, que está a frente da Corporação por causa das férias do titular, aproveitou o momento para informar conquistas futuras para a instituição. “Já recebemos quase quatro mil pistolas Glock e nos próximos dias iremos comprar mais 2.600 armas e daqui a pouco todo o nosso efetivo estará tendo acesso a esse tipo de armamento. Há 15 dias estive na cidade de Sorocaba, em São Paulo, onde estão sendo confeccionadas novas viaturas para a Polícia Militar de Alagoas, nós seremos a primeira PM do Brasil que terá viaturas semiblindadas nas ruas. A gente chama de escudo balístico: para-brisa, parte frontal e as duas portas dianteiras terão blindagem, isso para oferecer também ao militar que está nas ruas uma qualidade melhor para que ele possa exercer o seu mister. Receberemos no primeiro momento 38 viaturas, mas já foi licitadas outras unidades de viaturas de primeira qualidade. Estamos também em busca de implantar o sistema mobile nas viaturas, melhorando assim o atendimento à população alagoana com muito comprometimento”, afirmou o oficial superior.

13 10 2020 aulainauguralCAO4

 

CAO 2020

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2020 será realizado com um total de 760 horas-aula, que compreenderão 28 disciplinas. Por causa da situação pandêmica vivenciada pelo mundo inteiro e seguindo as orientações do Governo do Estado, a princípio as disciplinas teóricas serão executadas através de videoconferência, simulando o ambiente de sala de aula e possibilitando ao Oficial Aluno a troca de experiência em tempo real com o instrutor. Por enquanto, as duas disciplinas práticas também serão ministradas de forma remota, mas com o retorno das condições normais de ensino, elas poderão passar a ser realizadas em sala de aula.

Na reta final do Curso, os oficiais-alunos irão fazer a defesa oral de seus Trabalhos de Conclusão (TCC). Os trabalhos serão desenvolvidos dentro das linhas de abordagem e temáticas definidas no Plano de Curso: Gestão Estratégica em Segurança Pública; Estudos de Violência, Criminalidade e Segurança Pública; Gestão Hospitalar e Assistência Social e suas respectivas subdivisões. Cada estudo a ser produzido será submetido a uma banca examinadora.

A aula inaugural também foi acompanhada pelo diretor de Ensino, coronel João Marinho, pelo comandante da APMSAM, tenente-coronel Carlos Azevedo, pelo chefe da Assessoria de Inteligência da Secretária de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), tenente-coronel Nogueira, pelo presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), tenente-coronel Olegário Paes, e ainda por oficiais e praças.

13 10 2020 aulainauguralCAO2 2

Fonte: pmal

Tags:   Manchete
Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV