Pref arapiraca - AQ. DE ALIMENTOS - 863
p.contas GOV
Detran 20-27.10
sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov fev - TEM,TEM,TEM 1 - Nov A.

Milhares de ossos revelam detalhes de ritual da Idade do Ferro

Mais de 6.

Por Adeilson em 30/11/2023 às 02:33:41

Mais de 6.700 ossos de 52 animais diferentes foram encontrados por arqueólogos no sudoeste da Espanha. Os materiais fizeram parte de um enorme ritual de sacrifícios da época da Idade do Ferro e ajudam os pesquisadores a entender melhor como funcionava esse tipo de cerimônia antiga.

Leia mais

Sacrifícios datam da Idade do Ferro

  • No total, foram identificados 6.770 ossos em um local escavado em Casas del Turuñuelo, região que foi habitada durante o século V a.C.
  • O cemitério de sacrifícios rituais contém restos de pelo menos 41 cavalos, seis vacas, quatro porcos e um cachorro.
  • Segundo os arqueólogos, a forma com que as camadas de terra estão dispostas revela que os animais foram enterrados em três fases diferentes.
  • Nas duas primeiras, foram sepultados inteiros.
  • Já os da última fase parecem ter sido cortados para a extração de carne, um sinal de que o sacrifício se tornou um banquete.
  • As informações são da PLOS One.
Ossos de diversos animais foram encontrados no local (Imagem: divulgação/Projeto Nacional Construyendo Tarteso)

Sacrifício de animais

Os pesquisadores confirmaram que os animais mortos era saudáveis. Eles destacam que é importante determinar que eles não foram vítimas de doenças ou desastres naturais para se ter certeza de que se trata de um ritual de sacrifício.

Ainda de acordo com os arqueólogos, alguns cavalos foram enterrados em pares organizados, indicando uma atividade metódica. Eles provavelmente eram animais de carga, já que carregavam características parecidas, como pré-molares gastos e diastemas (espaço alongado entre os dentes) relacionadas ao manejo e controle para o trabalho.

Ainda foram encontradas peças metálicas no local, indicando esse tipo de atividade. Além dos ossos, também foi identificada a presença de matéria remanescente de vegetais queimados, o que é típico de oferendas rituais desse tipo.

Os pesquisadores explicam que é raro encontrar grandes evidências de rituais de sacrifícios animais em massa na região do Mediterrâneo na Idade do Ferro.

A Odisseia, do autor helênico Homero, por exemplo, relata o sacrifício de 81 touros negros pelo rei Nestor, na praia de Pylos. Já na Ilíada também é relatado o sacrifício de 50 carneiros negros por Peleu, o pai do herói Aquiles, em um esforço para que o filho voltasse vivo da guerra de Troia. No entanto, nunca houve qualquer tipo de confirmação científica desses eventos.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
CESMAC 50 - NOV2023
SESI novo 2024

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3