Pref arapiraca - AQ. DE ALIMENTOS - 863
p.contas GOV
Detran 20-27.10
sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov fev - TEM,TEM,TEM 1 - Nov A.

IA: ONG alerta para autorregulação de empresas na Europa

Especialistas em tecnologia estão preocupados com o envolvimento de empresas do setor na regulamentação da inteligência artificial nos países da União Europeia.

Por Adeilson em 29/11/2023 às 16:03:19
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Como reportou o EuroNews, a carta foi enviada em 26 de novembro para o presidente francês, Emmanuel Macron, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Melone, e ao chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. A ONG considera que esses três governos são resistentes à regulação da IA, e, ao mesmo tempo, "a favor da autorregulamentação" de empresas como OpenAI e Google.

Isso porque, na semana passada, Alemanha, França e Itália realizaram um acordo que flexibiliza a proposta original de regulamentação da IA na UE. Entenda.

O grupo apresenta três argumentos que explicam porque o AI Act deveria ser regulado em sua "forma original", ou seja, sem influência das empresas e com rapidez:

Empresas não devem fazer as regras elas mesmas

Para a ONG, a prática de autorregulação das empresas colocaria em risco os direitos humanos, afinal, elas podem "priorizar seus lucros em detrimento da segurança pública e das preocupações éticas".

Quando as empresas se regulam, podem dar prioridade aos seus lucros em detrimento da segurança pública e das preocupações éticas. Também não está claro quem irá monitorizar o desenvolvimento e a aplicação destes códigos de conduta, como e com que grau de responsabilização.

Atomium European Institute.

Liderança da União Europeia na regulamentação da IA 

França, Itália e Alemanha podem estar colocando em risco a liderança do bloco europeu na regulamentação da tecnologia. E ainda há desafios regulamentares que precisam ser resolvidos rapidamente.

Uma UE indecisa perderá a sua vantagem competitiva para países como os EUA e a China. Cidadãos europeus correm o risco de usar produtos de IA regulamentados de acordo com valores e agendas não alinhados com os princípios europeus.

Atomium European Institute.

Custos gerado pelo atraso da regulamentação da IA

Com o atraso da regulamentação, a entidade acredita que os cidadãos ficarão vulneráveis a aplicações indevidas da inteligência artificial, podendo resultar em consequências graves, como "violações da privacidade, preconceitos, discriminação e ameaças à segurança nacional em áreas críticas, como cuidados de saúde, transportes e aplicação da lei."

Europeus querem que as empresas sejam responsabilizadas pelos danos da IA

De acordo com uma pesquisa publicada pela YouGov, empresa de pesquisa de mercado sediada no Reino Unido, mais de 80% dos 1.000 entrevistados na França, Alemanha, Itália e Espanha apoiam que as empresas criadoras de modelos de IA sejam responsabilizadas pelos danos de suas tecnologias.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
CESMAC 50 - NOV2023
SESI novo 2024

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3