sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril
Gov_prestacaodecontas-abril

Imagens obtidas pela Fiocruz e Inmetro mostram coronavírus infectando células

Por Redação em 02/10/2020 às 11:10:09

As informações foram divulgadas pela assessoria da Fiocruz na internet. Nas imagens, ampliadas em até 200 mil vezes, é possĂ­vel observar diversos prolongamentos de membrana nas células infectadas e a conexão entre as células vizinhas. Muitas partĂ­culas virais são vistas na superfĂ­cie celular, inclusive sobre os filopódios.

De acordo com a pesquisadora, os prolongamentos de membrana são causados por alterações do citoesqueleto celular provocadas pela infecção. "São poucos os vĂ­rus que causam esse tipo de alteração em células, como ebola e Marburg. O processo que leva as células a ter esse tipo de alteração na infecção pelo SARS-CoV-2 é uma questão que ainda estĂĄ em aberto e que queremos investigar", disse Débora.

O estudo foi realizado com células Vero, derivadas de rim de macaco e muito usadas em pesquisas sobre virologia. As imagens são resultados preliminares do projeto de pesquisa "Estudo da morfologia, morfogĂȘnese e patogĂȘnese do SARS-CoV-2 em sistemas in vitro, in vivo", realizado em colaboração entre Laboratório de Morfologia e MorfogĂȘnese Viral e o Laboratório de VĂ­rus Respiratórios e do Sarampo do IOC.

As fotografias foram registradas com um microscópio de alta resolução de feixe triplo de Ă­ons, em cooperação com os pesquisadores Braulio Archanjo e Willian Silva, do Laboratório de Microscopia Eletrônica do Inmetro.

Fonte: Banda B

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

ComentĂĄrios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV