Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

CONFIRA

Pela primeira vez Renan Filho fala sobre a retomada de eventos e retorno das aulas escolares


Volta às aulas e eventos

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (23), o governador Renan Filho anunciou que, a partir de amanhã, todos os municípios que se encontravam na fase amarela passam para a fase azul do Distanciamento Social Controlado. Agora, todo o estado, incluindo Maceió, fica com a mesma cor no Mapa de Classificação de Riscos.

O retorno das aulas presenciais no sistema educacional também foi abordado pelo governador. "Até o final do mês de setembro vamos apresentar o avanço e a retomada de alguns segmentos da educação. Em linhas gerais, vamos retomar a educação de adultos primeiro, a educação nos cursos profissionalizantes na área da saúde e em outras, cursinhos pré-vestibular, ensino superior e cursos específicos de línguas e matérias pontuais, que têm um número menor de alunos", detalhou.

"Além disso, estamos estudando um plano apresentado pelos estabelecimentos de ensino privado e também estudando como e quando se dará o retorno da rede estadual, observando como ocorre no Brasil, quais são as melhores práticas e seguindo protocolos rígidos de segurança", complementou.

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, revelou que se reuniu diversas vezes com o segmento das escolas privadas. "Tivemos três reuniões com os estabelecimentos de ensino. Eles apresentaram um protocolo e, baseado nesse protocolo e nas experiências de outros estados e até de outros países, nós vamos junto à Secretaria de Saúde e ao Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 apresentar ao governador uma possibilidade de flexibilização ao ensino particular nas escolas em Alagoas", disse Fábio Farias.

Ainda sobre a volta às aulas presenciais, o governador anunciou que, até o final do mês de setembro, o Estado deve facultar aos municípios o mesmo tipo de avanço, baseado na decisão de cada cidade. "A cidade avalia junto com o Estado a sua situação e toma a sua decisão. É fundamental que a rede de educação municipal se prepare para a retomada das aulas e construa as condições para isso, sobretudo na educação básica, em que 95% das matrículas estão nos municípios", destacou.

Até esta sexta-feira (25), a liberação para realização de eventos festivos e culturais também será avaliada pelo Governo do Estado. "Vamos avançar na discussão para, a partir da próxima semana, reiniciar a retomada de alguns tipos de eventos, com menor impacto de aglomeração, como festas de casamento e aniversários, sob protocolo rígido", adiantou Renan Filho.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!