sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril
Gov_prestacaodecontas-abril

Testes com vacina de Oxford recomeçam hoje no Brasil

Por Redação em 14/09/2020 às 10:08:19

A farmacĂȘutica AstraZeneca retoma hoje os testes da vacina contra a covid-19, conhecida como vacina de Oxford, no Brasil. O sinal verde foi dado pela AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa). Em testes também em outros paĂ­ses, as vacinações na fase 3 do estudo foram suspensas na Ășltima terça-feira (8) devido à uma reação relatada por uma voluntĂĄria no Reino Unido.

No Ășltimo sĂĄbado (12) especialistas da Anvisa se reuniram para avaliar as informações recebidas da agĂȘncia reguladora britânica (Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency - MHRA), do ComitĂȘ Independente de Segurança do estudo clĂ­nico e da empresa patrocinadora do estudo, a AstraZeneca. "Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a agĂȘncia concluiu que a relação benefĂ­cio/risco se mantém favorĂĄvel e, por isso, o estudo poderĂĄ ser retomado", disse a agĂȘncia em comunicado.

Na nota a Anvisa acrescenta que continuarĂĄ acompanhando todos os eventos adversos observados durante o estudo e, caso seja identificada qualquer situação grave com voluntĂĄrios brasileiros, irĂĄ tomar as medidas cabĂ­veis para garantir a segurança dos participantes.

Contrato

Na semana passada a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou o contrato de Encomenda Tecnológica (Etec) com a AstraZeneca. A Etec garante ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) o acesso a 100,4 milhões de doses do Ingrediente FarmacĂȘutico Ativo (IFA) para o processamento final (formulação, envase, rotulagem e embalagem) e controle de qualidade, ao mesmo tempo em que garante à Fiocruz a transferĂȘncia total da tecnologia. A produção da vacina, denominada ChAdOx1 nCoV-19, estĂĄ sendo viabilizada pela MP 994/20, publicada em 7 de agosto, que abre crédito extraordinĂĄrio de R$1,9 bilhão para o Ministério da SaĂșde.

Antes da suspensão dos testes, o ministro interino da SaĂșde, Eduardo Pazuello, disse em vĂĄrias oportunidades que as primeiras doses devem chegar em janeiro de 2021. A estimativa é de que a segunda dose seja disponibilizada no segundo semestre do próximo ano.

Outras vacinas

Além da vacina de Oxford, estão sendo feitos ensaios clĂ­nicos no Brasil da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinĂȘs Sinovac Biontech, e de uma imunização desenvolvida pelas farmacĂȘuticas Pfizer e BioNTech.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

ComentĂĄrios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV