sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Praias de Maceió estão liberadas para atividades físicas e banhos nesta sexta

Parques infantis, academias ao ar livre e comércio de ambulantes seguem proibidos na capital

Por Redação em 02/07/2020 às 14:15:22

A partir desta sexta-feira (3), além das lojas, igrejas, salões de beleza e barbearias, as praias também serão liberadas para uso da população em Maceió. Segundo o prefeito Rui Palmeira (sem partido), atividades físicas individuais como caminhada, corrida e ciclismo, além do banho de mar, serão permitidos na capital. No entanto, ele ressalta que cadeiras, guarda-sóis, caixas térmicas e ambulantes ficam proibidos nesses locais. Outras atividades também estarão fechadas nesse primeiro momento, como parques infantis, academias ao ar livre e quadras esportivas.

"A gente pede que as pessoas façam as coisas de forma consciente, que não se aglomerem. Não é permitido, por exemplo, o famoso 'rachinha' na beira da praia, porque naturalmente vai haver aglomeração. Então, atividades individuais estão liberadas a partir de amanhã. Parques infantis, academias, quadras e campos da nossa orla estão fechados. É importante que as pessoas respeitem e, quando forem às ruas, usem sempre máscaras".

Conforme o prefeito, a fiscalização nesses locais será de responsabilidade da Guarda Municipal, da Polícia Militar e de diversas secretarias. "Mas, claro, que não dá para fiscalizar todo nosso trecho de orla o tempo todo, então é preciso que haja a consciência cidadã de cada um, de não se aglomerar, de não ir à praia em turmas, para a gente não ter problema e não expandir a doença".

Com relação ao estacionamento na orla, o prefeito afirmou que estes serão intercalados. "Os estacionamentos em escama, que ficam do lado da praia, nós vamos intercalar - um permitido e outro não - e vamos continuar com outros fechados para evitar aglomeração na orla".

Reabertura do comércio

Ainda segundo o prefeito, conforme o decreto estadual, lojas com 400 m² poderão funcionar a partir desta sexta. De acordo com a Associação Comercial, 60% das lojas do centro de Maceió vão reabrir nesta fase laranja do Distanciamento Social Controlado. Os estabelecimento funcionarão em horário especial, de 10h às 17h, para evitar aglomeração de pessoas nos ônibus.

Já os ambulantes não poderão comercializar no calçadão do comércio e barreiras móveis serão instaladas no acesso ao local.

"A prefeitura e o estado estarão instalando barreiras móveis no acesso ao calçadão do comércio. Teremos lá a Guarda Municipal, a PM e técnicos de enfermagem aferindo a temperatura e fiscalizando o uso da máscara. Então, o cidadão não poderá passar por essas barreiras sem máscara. Isso é uma forma de auxiliar os lojistas nesta fiscalização e, dentro das lojas, cada um deve cumprir a sua função. Os ambulantes não poderão comercializar dentro do calçadão. Alguns trabalharam durante o isolamento em outras regiões, nós pedimos que estes usem máscara", explicou.

Unidades sentinelas

O prefeito afirmou que as quatro unidades sentinelas continuarão funcionando mesmo com a queda nos números na capital.

"Todas continuarão exercendo esse papel importante, que é receber as pessoas com as síndromes gripais, fazer a triagem e, se for o caso, começar imediatamente a medicação para evitar que essa pessoa vá para a UTI. Em todas as unidades, nos últimos 15 dias, o número de procura tem diminuído bastante, em torno de 60% de relação ao mês de maio, quando ocorreu o pico na nossa cidade".

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV