sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Marx Beltrão quer governos realizando testagem em massa para Covid-19

Por Redação em 15/06/2020 às 21:54:46

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) defendeu nesta segunda-feira (15) a testagem em massa de cidadãos para a detecção do novo coronavírus. O Brasil se mantém no fim da lista de testes realizados, enquanto pesquisadores reforçam a importância da medida em larga escala. É consenso entre os especialistas que, quanto mais testes de detecção da Covid-19 são feitos, mais robustas são as informações à disposição do gestor público. E na hora de tomar decisões sobre saúde coletiva na pandemia, o conhecimento e os resultados desta ampla testagem podem ser fundamentais.

"Ainda estamos no escuro e testando muito pouco. Com a testagem extremamente baixa, a progressão da doença é feita, sobretudo, pelo número de mortes e pela ocupação de leitos em hospitais. Isso gera mais insegurança na população, instabilidade na economia e deixa os gestores públicos sem um dos principais instrumentos para enfrentar a pandemia. É preciso investir nos testes e dar velocidade nos resultados, salvando vidas, preservando empregos e levando segurança ao povo" disse Marx Beltrão.

Estão disponíveis no mercado dois tipos de testes rápidos: de antígeno (que detectam proteínas do na fase de atividade da infecção) e os de anticorpos (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus). A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. "É preciso que em todos os níveis, seja municipal, estadual ou federal, os recursos disponibilizados pelos gestores sejam revertidos também para a realização de testes em massa. Estamos em um momento que requer todo o esforço no combate à Covid-19. Tenho feito meu papel em Brasília, inclusive apoiando as autoridades de saúde neste momento crítico", reiterou o parlamentar.

Tipos de Teste

Existe atualmente no mercado uma série de testes disponíveis para diagnóstico da COVID-19. Por conta disso, várias dúvidas podem surgir a respeito de qual teste seria mais adequado, qual a precisão de cada um e quais os significados dos termos técnicos utilizados. Um dos testes é o RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction). Considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, a confirmação deste teste é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

Já a sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV