sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril
Gov_prestacaodecontas-abril

PGR denuncia deputado Arthur Lira, integrante do 'Centrão'

Lira é acusado de receber propina de R$ 1,6 milhão da empreiteira Queiroz Galvão

Por G1 em 05/06/2020 às 23:15:40

A Procuradoria-Geral da República denunciou ao Supremo Tribunal Federal o deputado federal Arthur Lira, do Progressistas, por corrupção passiva. Lira integra o grupo conhecido como "Centrão".

O deputado Arthur Lira, líder do PP, é acusado de receber propina da construtora Queiroz Galvão por meio de um assessor parlamentar no esquema do "petrolão".

De acordo com a denúncia, "resta provado, para muito além de meras palavras de colaboradores, que o deputado federal Arthur César Pereira de Lira recebeu, em duas vezes, indiretamente, vantagem indevida de R$ 1.598.700,00, em razão da função pública, provenientes de valores desviados de obras da Petrobras pela empresa Queiroz Galvão".

O Ministério Público afirma na denúncia que o dinheiro foi pago em 2012 pela empreiteira em troca do apoio do líder do PP na Câmara naquele momento, que atuava para assegurar os interesses da Queiroz Galvão na diretoria de abastecimento da Petrobras, no Ministério das Cidades e, mais tarde, a partir de 2014, atuaria também no Ministério da Integração Nacional.

A Procuradoria-Geral da República cita que Arthur Lira participou "desde meados de 2004 até pelo menos 2017 do esquema de corrupção que beneficiou indevidamente, por mais de uma decada, o nucleo politico do PP na organizac?a?o criminosa".

Mas a PGR pediu o arquivamento da investigação por falta de provas contra o atual presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e os deputados Eduardo da Fonte e Aguinaldo Ribeiro, também do PP.

Arthur Lira é acusado de corrupção passiva. A acusação da Procuradoria-Geral da República envolve ainda doleiros e executivos da Queiroz Galvão envolvidos no caso, que são acusados de lavagem de dinheiro.

Arthur Lira é um dos principais líderes do "Centrão" na Câmara. Nas últimas votações virtuais do plenário, ele assumiu a frente na defesa dos projetos de interesses do Palácio do Planalto. De abril pra cá, Arthur Lira se aproximou muito do presidente Jair Bolsonaro. Chegou a postar em uma rede social um vídeo gravado no Palácio do Planalto.

Arthur Lira busca o apoio do Palácio do Planalto para concorrer à presidência da Câmara no início de 2021. Agora, o STF vai analisar a denúncia.

Se concordar com os argumentos do Ministério Público, o tribunal abre uma ação penal contra Arthur Lira e o deputado vira réu em mais um processo. Lira já é réu em duas ações no STF, que são desdobramentos da Operação Lava Jato.

A defesa de Arthur Lira disse que a denúncia se baseia na delação de um doleiro que o próprio deputado afastou do partido e que o doleiro quer se vingar, tentando envolver o nome de Arthur Lira em ilícitos dos quais o deputado não participou.

O deputado Eduardo da Fonte disse que sempre demonstrou confiança na Justiça.

O senador Ciro Nogueira não quis se manifestar.

Não localizamos o deputado Aguinaldo Ribeiro.

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV