sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Governo do Estado e prefeitura entregam 60 leitos clínicos para Covid-19 em Campo Alegre

Em seguida, governador e secretário visitaram estruturação do hospital de campanha em Girau do Ponciano, uma parceria entre município e Estado

Por Agência Alagoas em 23/05/2020 às 17:29:58

Financiado pelo Governo do Estado e construído pela prefeitura de Campo Alegre, foi aberto neste sábado (23) o Polo de Atendimento Regional da Covid-19 na cidade. O governador Renan Filho e o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, participaram da entrega da estrutura, que conta com 60 leitos clínicos exclusivos para internação de pacientes que estão em tratamento ou com suspeita da doença na região. O Governo de Alagoas disponibiliza recursos para custear as equipes de saúde, medicamentos e demais despesas essenciais para o funcionamento da unidade.

"O Estado vai ajudar a financiar esses leitos. Com esse financiamento, os municípios vão custear as despesas nesse momento e vão ficar com algum recurso para deixar como legado para depois da Covid-19, fazer investimentos e comprar novos equipamentos", afirmou o governador.

Campo Alegre já receberá cinco pacientes regulados do Estado. "E a cada dia vamos aumentar esse número, até chegar a 60 pacientes internados, o que vai colaborar decisivamente para atender as necessidades que o Estado tem no momento. Nosso esforço é fazer com que as unidades municipais funcionem com mais capacidade, utilizando a capilaridade que os municípios têm, aproximando-se do cidadão que precisa do internamento, fazendo com que as estruturas dos hospitais do interior prestem serviço a mais gente", disse o governador Renan Filho.

Renan Filho explicou como a rede hospitalar pública está sendo remodelada e ampliada em todo o estado para que o paciente possa ter acesso aos cuidados médicos mais próximo da região onde reside.

"Nós criamos uma fila única para a necessidade de internação tanto em leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] quanto em leitos clínicos, o que nos permite saber onde temos um hospital com leito disponível mais próximo de onde esse cidadão mora. Vamos seguir ampliando essa rede e, nos próximos dias, teremos mais leitos em Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana de Ipanema – que vai ganhar uma UPA. Nós vamos, sem dúvidas, vencer essa pandemia com muita dedicação, com um esforço enorme e contando com o apoio do cidadão para cumprir as medidas de distanciamento social", disse.

Girau do Ponciano – Em seguida, o governador Renan Filho e o secretário Alexandre Ayres visitaram a estruturação do hospital de campanha de Girau do Ponciano, que está sendo construído pelo município e será financiado pelo Governo do Estado. O hospital contará com leitos de UTI e leitos clínicos.

"O hospital de campanha abre na próxima semana e a Prefeitura de Girau vai contar com a ajuda do Estado e também do Ministério da Saúde. Além disso, estamos viabilizando recursos para que as prefeituras que têm estruturas hospitalares em reforma agilizem esse processo para que, depois, parte do que é feito no hospital de campanha possa ficar como legado para a cidade", afirmou Renan Filho.

O fortalecimento das redes dos municípios é fundamental para o enfrentamento da pandemia, assim como o cumprimento do isolamento social pela população, como afirma o secretário de Estado da Saúde: "Contar com o apoio dos municípios nesse momento é primordial. Já temos mais de 800 leitos estruturados, mas esses leitos não serão suficientes se a população não tiver o entendimento de que ela tem um papel muito importante nesse enfrentamento. O isolamento social é a nossa principal ferramenta. Nosso único objetivo no momento é salvar vida em Alagoas", disse Alexandre Ayres.

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV