sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

'Ainda bem': Lula se desculpa por dizer que coronavírus mostrou necessidade do Estado

Por Redação em 20/05/2020 às 18:01:27
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu desculpas nesta quarta-feira (20) pela declaração que fez na véspera, na qual afirmou que o coronavírus foi necessário para que se reconhecesse a necessidade da presença do Estado para dar solução a crises.

Nesta terça (19), em uma entrevista por videoconferência ao jornalista Mino Carta, da revista "Carta Capital", Lula afirmou:

"Quando eu vejo os discursos dessas pessoas, quando eu vejo essas pessoas acharem bonito que 'tem que vender tudo o que é público', que 'o público não presta nada', ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises. Essa crise do coronavírus, somente o Estado pode resolver isso, como foi a crise de 2008."

Nesta quarta, em "live" pela internet promovida pela Rede Brasil Atual, o ex-presidente se desculpou.

De acordo com Lula, ele quis dizer que foi no auge da crise do coronavírus que se começou a descobrir a importância de uma instituição pública como o Sistema Único de Saúde (SUS), "tão menosprezado no Brasil", segundo afirmou.

"Foi isso que eu tentei dizer e utilizei uma frase totalmente infeliz, uma frase que não cabia, e se alguma pessoa ficou ofendida, se algum dos 210 milhões de brasileiros ficaram ofendidos, todo mundo sabe que a palavra 'desculpa', ela foi feita para a gente utilizar com muita humildade porque eu sou um ser humano movido a coração e eu sei o sofrimento que causa a pandemia, eu sei o sofrimento que causa uma pessoa ver seu parente ser enterrado sem poder sequer acompanhar", declarou.

O ex-presidente aproveitou para defender o isolamento social:

"Eu acredito piamente que enquanto não tiver remédio a melhor solução para que a gente evite pegar a doença ou passar a doença é ficar em casa. Então, se algumas pessoas ficaram ofendidas, com a frase, eu peço desculpas porque a frase não cabia naquilo que eu queria falar."

Até esta quarta-feira, o Ministério da Saúde registrava

Até esta quarta-feira, segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde, o Brasil acumulada 18.130 mortes por covid-19 e 275.382 casos confirmados da doença, provocada pelo coronavírus. O Brasil se tornou o terceiro país do mundo de casos, atrás de Estados Unidos e Rússia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o isolamento social como uma das medidas para evitar a disseminação ainda maior do vírus.

O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, tem defendido a reabertura do comércio. No último dia 7, chegou a fazer um apelo ao Supremo Tribunal Federal para que as medidas restritivas fossem revistas.

Pela decisão do STF, governadores e prefeitos têm autonomia para definir as medidas de isolamento locais.

Fonte: G1

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV