Os 50 conselheiros tutelares de Maceió, eleitos em outubro do ano passado, tomaram posse nessa segunda-feira (17). A solenidade estava prevista para janeiro, mas foi suspensa por uma decisão liminar que, na semana passada, foi derrubada pela Justiça.

A posse oficial aconteceu mesmo após o Ministério Público do Estado (MPE) de Alagoas ter apresentado um recurso ao Tribunal de Justiça para a revogação do resultado da eleição.

O secretĂĄrio municipal de assistĂȘncia social, Marcelo Palmeira, e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que estavam presentes durante o ato simbólico de entrega dos termos de posse, defendem que a Prefeitura vai acatar qualquer decisão judicial.

"Vamos aguardar a Justiça. Estamos aqui para acatar qualquer decisão. Respeitamos o Ministério Público e a Justiça, nós estamos à disposição. Neste momento, o que prevalece é a decisão das urnas, nas quais os cinquenta conselheiros foram eleitos", disse Marcelo Palmeira.

Os conselheiros eleitos assumem dez Regiões Administrativas (RAs) da capital alagoana. A eleição para Conselho Tutelar ocorreu no dia 6 de outubro envolta de denúncias de irregularidades pelo Ministério público do Estado (MP-AL). Ao todo, 183 candidatos disputaram as vagas.