sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Estoque de sangue do Hemoal está com apenas 29% do percentual necessário

Por Redação em 12/05/2020 às 17:30:23

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o número de candidatos à doação de sangue caiu drasticamente no Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Como consequência, nesta terça-feira (12), o órgão dispõe de apenas 87 bolsas – 29% do percentual necessário -, quando deveria contar com no mínimo 300, o que representa um déficit de 71%.

Situação que só pode ser revertida com o comparecimento de voluntários às Unidades do Hemoal, uma vez que o sangue não se fabrica artificialmente. Na capital alagoana, o posto de coleta está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h, durante a pandemia.

Já no interior, as doações podem ser feitas em Arapiraca, no prédio do Laboratório Municipal, localizado na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue neste período pandêmico, o Hemoal adotou três estratégias. Além de agendar a doação presencial, por meio dos telefones 3315 2109 (Maceió) e 3539 8285 (Arapiraca), os voluntários podem se reunir em grupos de 10 a 15 pessoas, para solicitar a Hemovan, que irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.

Outra medida adotada é a doação programada em condomínios onde as pessoas estão em isolamento social. Para solicitar o serviço, que é realizado atendendo as especificações da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), basta ligar para os telefones das Unidades Maceió e Arapiraca, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

"Só devem agendar as doações os voluntários com bom estado de saúde, com exceção dos idosos, que, mesmo podendo doar sangue até os 69 anos de idade, devem permanecer em casa, em isolamento domiciliar, por serem mais vulneráveis ao novo coronavírus, conforme recomendam os infectologistas", orienta a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Critérios para doação – Os interessados em se candidatar à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, no mínimo 16 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS) informa que, ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Os voluntários que vierem a contrair o novo coronavírus ficarão impedidos de doar sangue por 30 dias, após a cura. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV