Até o final de semana está prevista a chegada, em Alagoas, de 50 novos respiradores adquiridos com recursos próprios pelo governo do Estado.

Com os 74 respiradores adquiridos pelo governo estadual em 2019, para equipar os hospitais em construção em Alagoas, o número de equipamentos chegará a 154 em Alagoas.

A compra coletiva dos 50 respiradores foi feita em 27 de abril deste ano, e por determinação do Consórcio Nordeste não foi divulgada anteriormente por estratégia comercial de defesa, visando preservar a garantia de chegada dos equipamentos.

O secretário ressaltou que a corrida mundial para a compra dos respiradores este ano provocou a escassez e o aumento do preço do produto no mercado. Com a demanda global, os valores cobrados agora são muito maiores que aqueles praticados no ano passado, quando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) adquiriu os 74 equipamentos no valor total de quase R$ 4 milhões (R$ 3.947.297,00).

Ele pontuou que, paralelamente às dificuldades já citadas, é necessário cautela em relação aos fornecedores, para garantir a qualidade e a procedência dos equipamentos.

"Essa aquisição de mais 50 respiradores é muito importante e esses equipamentos chegam num momento crucial para o enfrentamento da Covid-19 em nosso Estado. Já temos 150 leitos de UTI em funcionamento com respiradores. Estamos utilizando 74 respiradores anteriormente adquiridos e vamos seguir unidos, sempre com o objetivo de salvar vidas em Alagoas", destacou Alexandre Ayres, lembrando que os equipamentos comprados no ano passado se tornaram imprescindíveis no enfrentamento à pandemia.

"Sempre houve déficit de leitos de UTI e respiradores em Alagoas. Estamos trabalhando para regularizar isso, com a expansão e a abertura de novos dos hospitais e a aquisição de novos equipamentos. Adquirimos 74 respiradores em 2019, antes da pandemia, portanto, e agora finalizamos a compra de mais 50 desses equipamentos, com recursos próprios. Além disso, aguardamos ainda os 30 prometidos pelo Governo federal", reforçou Alexandre Ayres.