Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Manchete

PM-AL forma Turma A do Curso de Habilitação de Oficiais 2021


Uma jornada que iniciou no dia cinco de maio de 2021 acaba de ser concluída com sucesso por 48 subtenentes da Polícia Militar de Alagoas. A Corporação, agora, devolve à sociedade alagoana e às unidades militares homens e mulheres aperfeiçoados para exercerem suas funções e mais: habilitados para ascenderem ao oficialato.

O Curso de Habilitação de Oficiais da Administração e Especialistas (CHOAE), ou simplesmente CHO, é desenvolvido pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) e é mais um importante passo na carreira dos militares que ingressaram como praças da Corporação.



Na tarde desta quarta-feira (11), no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ-AL), no Centro de Maceió, ocorreu a solenidade de formatura da Turma A do ano de 2021 do CHOAE. Os concluintes escolheram homenagear o Comandante Geral, Coronel QOC PM Wellington Bittencourt Maranhão de Araújo, para dar nome à turma. No auditório estavam oficiais e praças, civis convidados e familiares dos formandos.


O paraninfo foi o desembargador, presidente do TJ/AL, atual governador em exercício, Klever Loureiro, que também esteve presente e presidiu o ato solene. O governador iniciou sua fala anunciando a promoção de alguns dos concluintes ao posto de 2° Tenente QOA. O ato já foi assinado e será publicado na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial do Estado de Alagoas. 

 

“É com muita honra que hoje participo desse evento, e não só da formatura, porque também haverá promoções. Irei promover 20 militares neste ato e também irei assinar o Código de Ética, que é uma reivindicação muito antiga da Polícia Militar. Assinarei e farei o encaminhamento do Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa”, destacou o governador.

A mesa de honra foi composta pelo Coronel Bittencourt, ladeado pelo Subcomandante-geral, Coronel Thúlio Emery. Também compuseram a mesa os Coronéis Marcos Sampaio, José Bernardo e Neyvaldo Amorim,  diretor de Ensino,  diretor de finanças e comandante da APMSAM, respectivamente, além de outras autoridades civis e militares, entre elas o prefeito de Palmeira dos índios, Júlio Cézar da Silva e sua esposa, a senhora Karla Cavalcante, madrinha da turma.

 

"Esta formatura representa a realização de um anseio pessoal de cada aluno e também um ganho significativo para a Instituição. Estamos aqui cumprindo o propósito de crescimento e de evolução para melhor servir à sociedade alagoana. Tenho orgulho de dizer que conheço cada um dos formandos. A cada um dos senhores e senhoras eu digo: parabéns pelo comprometimento. Esta etapa com cumprida com denodo e os frutos virão”, enfatizou o coronel Bittencourt que também lembrou que os desafios são grandes, mas que a valorização do efetivo é um dos propósitos do comando.

Em seu discurso, o diretor de Ensino da PM, Coronel Marcos Sampaio "Parabenizamos os formando pela conclusão desta jornada. A partir de hoje começa uma nova etapa. A Corporação tem se empenhado para garantir as promoções, mas junto com essa ascensão vem novas responsabilidades. Agradecemos ao Corpo docente, ao Corpo de Alunos, Divisão de Meios e a todos os envolvidos nesta missão. Aos senhores e senhoras desejamos ucesso na carreira". 

Cerimônia

Foi realizada a entrega de certificados com destaque para os primeiros colocados com base na Ordem de Classificação Geral por aproveitamento no Curso. Os subtenentes Sandro Luiz Ferreira, José Fabrício de Oliveira e José Antônio Soares foram o 1º, 2º e 3º colocados, respectivamente.


“A nossa caminhada foi longa e difícil, mas conseguimos chegar aqui como fruto do nosso esforço. Portanto, colegas, tenhamos sempre em nós essa força de vontade e persistência que nos trouxe até aqui ” foram algumas palavras do discurso do orador da turma, o Subtenente Antônio Rodrigues de Souza Filho que também agradeceu aos familiares e a todos os envolvidos no curso.

Outro momento que marcou a solenidade foi o texto em formato de cordel intitulado “Trajetória CHOAE 2021”, escrito e declamado pelo, também formando, Subtenente Charles Almeida Santana. “Cada passo uma conquista e cada queda a lição. Cada pedra no caminho abriu-se outra direção e a conquista desse dia hoje eu vejo em nossa mão”, dizia um trecho do poema que abrilhantou ainda mais o evento.  

CHOAE 2021 – Turma A

Esta edição do CHOAE vivenciou os transtornos e adequações necessárias a um curso desse porte em meio à Pandemia da Covid-19. Com carga horária de 1.850 horas aulas e duração de 45 semanas, as instruções e atividades alternaram-se em presenciais e no modo remoto, mas sem perder o foco em uma formação de excelência. A malha curricular contou com matérias voltadas principalmente para as áreas jurídicas, administrativas e militares.

 

Código de Ética 

No evento também foi assinado o documento que encaminha para a Assembleia Legislativa do Estado, a Mensagem de Projeto de Lei que institui o Código de Ética e Disciplina dos Militares. Os comandantes gerais e seus subcomandantes da PM e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (estes últimos, Coronel André Madeiro e Coronel Wolbeck) foram signatários juntamente com o governador.

pmal

Manchete

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!