sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril

O grito de alerta dos oftalmologistas sobre 'ladrão silencioso da visão'

Por Redação em 08/03/2022 às 07:52:24

A visão periférica vai-se perdendo e os doentes sentem que começam a ver através de um 'túnel". "Com o passar do tempo, essa visão central também pode diminuir, até ser atingida a cegueira total", avisa.

O tratamento permitirá "atrasar ou idealmente impedir a progressão desta doença", acrescenta, sublinhando que "o diagnóstico preoce é fundamental, mas também um acompanhamento regular, medindo a pressão intraocular e realizando exames (OCT e campos visuais) para confirmar que a doença se mantém estável".

Os médicos oftalmologistas chamam a esta patologia 'o ladrão silencioso da visão', devido às suas características assintomáticas durante a maioria do seu curso. Estima-se que mais de 50% das pessoas que sofrem de glaucoma não saibam que têm esta doença, aponta a SPO em comunicado, a propósito da Semana Mundial do Glaucoma, promovida pela Associação Mundial do Glaucoma entre os dias 6 e 12 de março.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível nos países desenvolvidos. Qualquer indivíduo, sobretudo a partir dos 40 anos ou com antecedentes familiares, pode desenvolver glaucoma.

São também fatores de risco a alta miopia e doentes medicados com corticoides. Neste sentido, a consulta regular com um médico oftalmologista para efetuar uma avaliação ocular aprofundada, medir a pressão ocular e medir o estado do nervo ótico é um comportamento essencial no que toca à prevenção.

Leia Também: Eis uma das principais causas de cegueira em Portugal

Fonte: Notícias ao minuto

Tags:   Lifestyle
Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV