sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Renan Filho anuncia novas medidas para combater a propagação da Covid e da Influenza

Por Redação em 07/01/2022 às 04:57:02

O governador Renan Filho (MDB) anunciou, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (6), novas medidas para combater a propagação da Covid e da Influenza. Segundo ele, as ações que começam a valer imediatamente e outras a serem adotadas já na próxima semana (veja lista mais abaixo).

Acompanhado do secretário estadual da Saúde, Alexandre Ayres, e do presidente da Associação dos Munícios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, o chefe do Executivo pediu apoio dos municípios no enfrentamento da pandemia. Nas últimas 24h, foram registrados 142 novos casos de Covid.

Confira abaixo as medidas anunciadas pelo governo de Alagoas:

  • Aumento da testagem - disponibilizar 150 mil testes rápidos de antígeno para os municípios alagoanos já a partir de sexta-feira (7).
  • Centrais especializadas nas UPAs - instalar quatro centrais especializadas em atendimento de síndromes gripais, o que vai garantir aumento do efetivo médico e retirar do mesmo ambiente as pessoas com síndromes gripais, para evitar que haja contaminação na própria unidade de saúde. Essas centrais devem começar a funcionar na próxima semana.
  • Ampliação de leitos - o Estado vai ampliar a quantidade de leitos para tratar Covid e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de maneira geral. "Disponibilizamos hoje 191 leitos e teremos mais 360 leitos novos", disse o governador.
  • Reabertura de unidades sentinelas - recomendou aos municípios alagoanos que reabram as unidades sentinelas para identificar casos de síndromes gripais e encaminhar os pacientes para a rede especializada.
  • Mais ambulâncias - 30 novas ambulâncias foram disponibilizadas nesta quinta-feira para garantir o transporte de pacientes, inclusive nas cidades do interior.
  • Transparência nos dados de vacinação - o Governo do Estado vai divulgar diariamente os dados de vacinação nas cidades alagoanas, para que a população possa cobrar esforços dos gestores para que a imunização

Sobre a vacinação contra Covid, em crianças, Renan Filho disse que espera vacinar todas as crianças do estado no prazo de 20 dias, a partir das remessas de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, em um esforço conjunto com os municípios. Devem ser imunizadas 363.082 crianças de 5 a 11 anos no estado.

Medidas de restrição

Na coletiva, o governador falou ainda sobre a possibilidade de retomar uma ou mais medidas de restrição como aconteceu nas fases mais duras da pandemia, em 2020 e 2021. Contudo, a decisão ainda está sob análise, a depender dos indicadores de contaminação, mortes e ocupação de leitos.

"É óbvio que a gente tem que começar pelo topo da montanha, e o topo são os eventos de grande porte. Os públicos, que são os maiores, já foram cancelados porque há menos condições de serem fiscalizadas as medidas que são impostas para que o evento possa ocorrer. Os eventos privados também trazem problemas e eles estão em avaliação, a tendência é que sejam restringidos no seu tamanho e na sua periodicidade", disse Renan Filho.

O governador ressaltou que todas as medidas terão como base dados científicos. "Ninguém gosta de atrapalhar a atividade econômica nenhuma, mas nesse momento nós vamos defender as vidas".

A avaliação sobre o início das restrições aos eventos continua até o final desta primeira semana do ano. A partir disso, o Estado deve tomar uma decisão sobre como serão as regras no período de janeiro, fevereiro até o carnaval.

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV