sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril
Gov_prestacaodecontas-abril

Empresa espanhola passa a administrar hoje o Aeroporto de Maceió

Por Redação em 13/02/2020 às 06:52:56
divulgação

divulgação

A Infraero não será mais responsável pela gestão do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, a partir desta quinta-feira (13). A empresa espanhola Aena Desarrollo Internacional passará a gerir o aeroporto alagoano, ficando também responsável pelos terminais de Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Recife(PE).

O conjunto de aeroportos é chamado de Bloco Nordeste e foi arrematado em março de 2019. De acordo com o contrato de concessão celebrado entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a nova gestora, a estimativa de investimento para os aeroportos do bloco ao longo dos próximos 30 anos é de R$ 2,153 bilhões, sendo que um terço, ou R$ 788 milhões, serão aplicados nos próximos cinco anos.

"Quero agradecer o apoio e a dedicação dos profissionais da Infraero que contribuíram para que esse processo de transferência da gestão ocorresse da melhor forma possível", ressaltou o presidente da Infraero, brigadeiro Paes de Barros.

Paes de Barros acrescentou ainda que os demais aeroportos operados pela Infraero continuarão a ter o mesmo nível de performance até que as atividades sejam totalmente transferidas à iniciativa privada.

O aeroporto

O Zumbi dos Palmares foi eleito, mais uma vez em 2019, como o melhor do Nordeste. O dado é da Pesquisa?de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário, divulgada na semana passada, pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.?

Numa escala de 1 a 5, onde a meta de qualidade é 4, o terminal recebeu a nota 4,58 - evolução de 2% em relação à sondagem do primeiro trimestre de 2018. Além disso, ficou em terceiro lugar no ranking nacional de aeroportos que movimentam até 5 milhões de viajantes por ano.

Dos 38 indicadores da pesquisa, sendo 37 de processos e um de satisfação geral, o Zumbi dos Palmares apareceu com notas acima da média (4,50) em 21, com destaque para "velocidade na restituição de bagagem", que obteve a melhor pontuação (4,82) entre os 20 aeroportos que compõem a sondagem.

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares tem capacidade para receber 5,32 milhões de passageiros por ano, e registrou, em 2019, mais de dois milhões de viajantes. Operam no terminal alagoano quatro companhias aéreas - Azul, Gol e Latam - com rotas para Brasília (DF), Confins (MG), Campinas, Congonhas, Guarulhos e Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), além de um voo regular internacional para Buenos Aires, na Argentina, que opera uma vez por semana e um voo charter para Lisboa, em Portugal, que opera duas vezes ao ano.

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV