sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril
Gov_prestacaodecontas-abril

HGE faz alerta e orienta sobre uso indevido de máscaras; confira

OMS não recomenda máscaras cirúrgicas se não há sintomas relacionados à Covid-19. Aumento da procura pelo equipamento reduz estoque para quem realmente precisa.

Por Redação em 03/04/2020 às 08:19:40
Carla Cleto

Carla Cleto

Um recurso bastante utilizado por quem tenta se prevenir do novo coronavírus durante a pandemia é a máscara. Mas, nesta quinta-feira (2), o Hospital Geral do Estado (HGE) fez um apelo aos alagoanos para que as máscaras cirúrgicas não sejam utilizadas indevidamente como medida de prevenção ao novo coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a utilização das máscaras em pessoas que não apresentam sintomas relacionados à Covid-19. Mas mesmo assim muita gente foi às lojas e comprou várias. Não é difícil encontrar pessoas usando máscara cirúrgicas nas ruas, nos ônibus, nos supermercados.

A compra excessiva das máscaras por quem não precisa acaba provocando uma baixa no estoque das lojas que também vendem para os hospitais e para as clínicas do estado. Por isso, o HGE orienta aos alagoanos que evitem desperdiçar máscaras e desviar sua finalidade.

De acordo com a Gerência do HGE, tem sido adotada a medida da entrega reduzida do equipamento porque isso ajuda a manter o estoque, garantindo a proteção do profissional de saúde e dos que chegam ao hospital com doenças crônicas ou gripe. É recomendado que pessoas que prestem atendimento aos infectados, incluindo parente, também usem as máscaras.

Aos profissionais da saúde, a orientação do HGE é que usem a máscara cirúrgica somente para realizar triagem e para ajudar os pacientes que não apresentam risco de contaminação por aerossol. O avental, os óculos ou protetor facial e as luvas são indicadas para coletas, assistência com e sem risco de contaminação pelo ar, e atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"A pessoa pode ser infectada tocando na máscara contaminada usada e levando as mãos até as mucosas, como: olhos, boca e nariz. Isso pode acontecer se não souber como tirá-la corretamente, se não respeitar o período de validade do fabricante e se não descartar corretamente no lixo. Se não tiver esses cuidados, alinhados aos outros já mencionados, pouco estaremos fazendo evitar o contágio de mais pessoas", concluiu Bastos.


Fonte: G1 AL

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV