sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Nível do Rio Ipanema sobe 7 metros acima da média e provoca estragos em município

Segundo transbordamento em menos de uma semana deixou centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas. Ponte da cidade foi interditada por causa de rachaduras.

Por Redação em 31/03/2020 às 08:53:15
Márcio Ferreira

Márcio Ferreira

O nível do Rio Ipanema, no município de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, chegou a ficar sete metros acima da média ontem (30), quando um novo transbordamento provocou estragos pela segunda vez em menos de uma semana. A informação é da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL).

Moradores da cidade enfrentam fortes chuvas desde o dia 25 de março. Depois que o Riacho Camoxinga e o Rio Ipanema transbordaram, a prefeitura de Santana do Ipanema decretou situação de emergência pelo período de 90 dias.

De acordo com a Semarh, antes das chuvas da semana passada, o Rio Ipanema estava com uma média de 1,80 metro, mas chegou a 8,90 metros nesta segunda. O rio começa a transbordar com 4,45 metros.

Ainda de acordo com a secretaria, o Ipanema vem diminuindo de forma constante, mas ainda se encontra muito cheio. Por volta das 18h, o rio estava com 5,50 metros.

Segundo a Semarh, a média de chuva para todo o mês de março em Santana do Ipanema era de 65 mm, mas choveu 70 mm no município nas últimas 24 horas. E já choveu 500 mm na região no mês.

Além da chuva na região, o rompimento de uma barragem particular no município de Águas Belas, em Pernambuco, fez com que o nível do Rio Ipanema subisse.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a Ponte sobre o Riacho Camoxinga, localizada no km 84 da BR-316, em Santana do Ipanema, foi totalmente interditada nesta tarde. Não há previsão para liberação da via, que está com rachaduras e sendo analisada por equipes técnicas do DNIT.

A PRF orienta que motoristas de veículos de carga de grande dimensão, como bitrens, tritrens, caminhões cegonha, evitem o trajeto, porque não vão conseguir passar por desvios feitos dentro da cidade.

Fonte: G1 AL

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV