Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ALERTA

Nível do Rio Ipanema sobe 7 metros acima da média e provoca estragos em município

Segundo transbordamento em menos de uma semana deixou centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas. Ponte da cidade foi interditada por causa de rachaduras.


Márcio Ferreira

O nível do Rio Ipanema, no município de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, chegou a ficar sete metros acima da média ontem (30), quando um novo transbordamento provocou estragos pela segunda vez em menos de uma semana. A informação é da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL).

Moradores da cidade enfrentam fortes chuvas desde o dia 25 de março. Depois que o Riacho Camoxinga e o Rio Ipanema transbordaram, a prefeitura de Santana do Ipanema decretou situação de emergência pelo período de 90 dias.

De acordo com a Semarh, antes das chuvas da semana passada, o Rio Ipanema estava com uma média de 1,80 metro, mas chegou a 8,90 metros nesta segunda. O rio começa a transbordar com 4,45 metros.

Ainda de acordo com a secretaria, o Ipanema vem diminuindo de forma constante, mas ainda se encontra muito cheio. Por volta das 18h, o rio estava com 5,50 metros.

Segundo a Semarh, a média de chuva para todo o mês de março em Santana do Ipanema era de 65 mm, mas choveu 70 mm no município nas últimas 24 horas. E já choveu 500 mm na região no mês.

Além da chuva na região, o rompimento de uma barragem particular no município de Águas Belas, em Pernambuco, fez com que o nível do Rio Ipanema subisse.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a Ponte sobre o Riacho Camoxinga, localizada no km 84 da BR-316, em Santana do Ipanema, foi totalmente interditada nesta tarde. Não há previsão para liberação da via, que está com rachaduras e sendo analisada por equipes técnicas do DNIT.

A PRF orienta que motoristas de veículos de carga de grande dimensão, como bitrens, tritrens, caminhões cegonha, evitem o trajeto, porque não vão conseguir passar por desvios feitos dentro da cidade.

G1 AL

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!