BannerAseguir3

O que mudou no cenário atual

Por Priscila Galindo em 14/05/2020 às 22:38:35

O que você enxerga no cenário atual?

Diante do cenário que estamos vivendo hoje, mais do que nunca precisamos parar para refletir. O que deveria ter feito com o meu negócio para que diante dessa crise causada pela pandemia do novo corona vírus, estivéssemos em melhores condições de enfrentamento dessa realidade.

· O que foi que me fez parar neste momento da pandemia?

· Foi o meu caixa que não estava preparado?

· Foram as múltiplas plataformas que minha empresa não estava alocada?

· A minha equipe que não estava preparada para trabalhar em home office?

· Foi a minha contabilidade que não tinha um eficiente suporte de conhecimento para ajudar a enfrentar de forma mais leve essa crise?

Bem, as várias situações que acima estão descritas foram constatadas por alguns dos empresários que atendi.

Logicamente que estamos falando de uma crise mundial onde ninguém teria como calcular as dimensões dos problemas econômicos e financeiros que impactariam as empresas.

O que mais me chama atenção neste cenário especificamente no ramo empresarial, foi a grande influência digital tecnológica que tivemos nos últimos meses.

Este é um ponto a ser mencionado e colocado em evidência. Quantas empresas não estavam preparadas para lidar com a tecnologia? Não estou falando somente do mercadinho de bairro, ou de pequenos negócios locais, mas de grandes empresas no segmento de restaurantes, por exemplo, que não utilizavam sistema de entrega em domicilio, simplesmente por um posicionamento. Percebemos a entrada no serviço de delivery de restaurantes de grande porte utilizando aplicativos como iFood, buscando espaço dentro do cenário atual.

Na minha experiência como contadora, onde exerço uma profissão que busca soluções inteligentes e resolutivas para o cliente, visualizo um futuro promissor onde as empresas se tornarão mais sólidas, mercados mais bem preparados. Iremos mudar a forma de consumo, por isso, acredito que as empresas precisam se reestruturar, procurar bons especialistas que possam materializar suas ideias e escolher cenários mais bem preparados para o momento.

É claro que de imediato vamos passar por dificuldades, a retomada do consumo vai ser mais lenta ......!!

E porque precisamos pensar em planejamento estratégico neste momento ? Quando a gente fala de planejamento estratégico, logo de início a gente pensa nos cenários que precisamos desenhar:

Nós podemos trabalhar com três tipos de cenários:

· Pessimista

· Realista

· Otimista

Sempre inicio meus trabalhamos simulando os piores cenários possíveis. Dessa forma colocarmos todas adversidades e as piores situações que meu cliente pode encontrar para então traçarmos as estratégias necessárias. É um teste para saber se a empresa suporta e por quanto tempo pode suportar diferentes circunstancias.

Um dos fatores super importantes dentro deste momento que estamos vivendo é que devemos analisar com olhos clínicos o caixa da empresa. Precisamos entender como a empresa está funcionando, se tem caixa suficiente para pagar a folha, capacidade de renegociar com seus fornecedores, se ela vai aderir alguma medida do governo ou se ela vai recorrer a créditos. Isso é o primeiro direcionamento a ser feito para poder analisar qual cenário vamos adotar na empresa.

Então segue as dicas:

· Analisar o caixa da empresa,

· Reunir-se com a contabilidade para decidir qual medida provisória vai ser adotada para minha empresa e assim identificar se irei precisar de crédito ou não.

· Se irei vender algum imobilizado para suprir o caixa, com certeza não iremos conseguir vender pelo preço que gostaríamos, mas se conseguir pagar as dívidas sem recorrer a empréstimos é uma das opções plausíveis que damos aos nossos clientes, é uma avaliação do valor do credito disponível para o cliente específico, x o custo de oportunidade e é justamente o que fazemos, damos as melhores opções, mas é importante ressaltar que a decisão é do gestor de cada empresa.

Não é uma receita de bolo, cada empresa é um caso a ser estudado e analisado.

Não desista, seja perseverante. Só os grandes que irão sobreviver a esta tempestade.

Eu compreendo que estamos no mesmo barco, mas acredito fielmente que existe tempestade diferente para cada um de nós e tem empresas que irão sair mais fortes, tem outras que irão remar mais devagar, outras que durante a tempestade não conseguirão suportar e outras vao se reinventar e isso tudo vai depender da capacidade empresarial existente ou adquirida. Isso mesmo, aquelas que entendem a necessidade de ajuda ou aqueles que melhoram com cenários adversos. Voce não tem obrigação de nascer sabendo e pode adquirir varias habilidades, seja ela com o tempo e experiência ou através de se aliando a profissionais gabaritados com know how. Fato é que uma assessoria hoje é indispensável, e vai proporcionar a você e sua empresa estratégias, comodidade e o mais importante, tempo/dinheiro.

Mas o que eu deixo de mensagem final é que não desistam... se estão com dificuldades procurem ajuda, procurem especialistas.... desistir nunca foi uma opção para nós empreendedores.

maple 1
META