Alagoano lidera com folga eleições para presidente da Câmara dos Deputados

Projeções apontam que Arthur Lira conquistará mais de 300 votos

Por Sandro Melo em 20/01/2021 às 18:20:54

Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições que irá definir o novo presidente da Câmara dos Deputados, o alagoano Arthur Lira (PP/AL) lidera com folga o pleito. Segundo as projeções que estão sendo feitas até o presente momento nos bastidores, o deputado federal vencerá com 286 votos. Vale lembrar que Lira tem o apoio do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e que a sua proposta é dialogar com todos os grupos políticos.

Recentemente a Eurasia Group, uma das maiores empresas de consultoria de risco político do mundo, realizou uma pesquisa na qual apontou que Lira possui mais de 260 votos. Acredita-se que esse número possa ultrapassar a casa dos 300 votos. O alagoano precisa conquistar 257 para ser eleito presidente da Câmara dos deputados.

Com relação ao seu opositor, o candidato Baleia Rossi (MDB/SP) a Eurasia Group revelou que um dos motivos pelo qual a campanha do deputado paulista é que as baixas são generalizadas.

"Na esquerda, metade dos 30 deputados federais do PSB parecem votar com Lira e pelo menos nove dos 26 deputados do PDT. E nos partidos de centro que apoiavam formalmente Rossi, quase metade do PSDB (14 de 33) pode apoiar Lira, e alguns dirigentes partidários sugerem que mais da metade dos deputados dentro do próprio partido de Rodrigo Maia (DEM) também poderia estar com ele", diz a pesquisa.

maple 1
META