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E se o tema do ENEM for sobre Sustentabilidade? - Por Maísa Carla

Por Reddicas em 25/08/2020 às 21:35:20

Temas ambientais sempre são uma aposta para o tema da redação do ENEM, pois, a última vez que esse tema veio à tona foi em 2009 em "Como preservar a floresta Amazônica".

Falar sobre sustentabilidade é levantar uma pauta existente há anos, mas que se torna atual e necessária a cada ano visto que constantemente desastres ambientais acontecem por toda a superfície do planeta.

O termo sustentabilidade abrange conceitos diversos, contudo, em suma, representa a capacidade de conservação do meio ambiente, por meio do conhecido tripé sustentável: social, ambiental e econômico.

Ao se deparar com a prova de redação, é importante ressaltar que cada palavra do tema pode direcionar para onde seu texto deve seguir, tendo em mente que existem muitos temas a serem tratados dentro de sustentabilidade, como a crise hídrica, a questão do lixo, mobilidade urbana e a causa dos animais.

Mas como utilizar isso na redação?

A sua estrutura de redação deve ditar a forma como desenvolver seu texto, contudo, acredito que estabelecer a relação de causa e consequência seja o meio mais fácil para argumentar nesse eixo, afinal, é mais fácil encontrar os fatores causadores na pauta ambiental, e certamente as consequências se apresentam na realidade atual.

Assim, de uma forma geral, é importante considerar como tese algumas causas e/ou consequências da ausência de sustentabilidade no mundo. Lembre-se, o tema da redação do ENEM tende a ser mais específico, ou seja, delimitar um elemento como problema, às vezes com o descarte do lixo, ou o mau gerenciamento da água, por exemplo. Assim, as suas teses podem ser mais específicas e diretas, contudo, aqui estão sendo apresentadas teses chaves, que podem ser utilizadas em qualquer tema de sustentabilidade:

1- Ausência de educação sustentável: com certeza, a educação sempre funciona como uma arma fundamental ante qualquer problema levantado de cunho social, científico, cultural ou político. Nesse caso, é necessário discutir a importância da preservação ambiental, e assim, a ausência dessa discussão no âmbito escolar torna-se um problema tanto para a o meio ambiente como para a sociedade.

2- Negligência do poder público: o artigo 225 da Constituição Federal preconiza a necessidade da preservação do meio ambiente e distribui a responsabilidade entre o Estado e a sociedade. Dessa forma, o descumprimento desse artigo constitui uma inobservância governamental, e não somente no sentindo de preservar, como também fiscalizar os crimes ambientais existentes.

3- Práticas insustentáveis da população: nessa tese, cabe dividir a responsabilidade com o Estado, pois, como citado acima, a defesa e preservação do meio ambiente é um dever conjunto. Vale ressaltar também que as diversas práticas –as quais, às vezes, são culturais- contribuem com a degradação do meio ambiente, entre elas: o desperdício de água, as queimadas, o consumo irredutível de automóveis próprios, o descarte incorreto do lixo e entre outros.

Agora, vamos ao repertório coringa, que você pode utilizar em qualquer tema ambiental, no entanto, existem repertórios mais específicos que serão discutidos nas próximas postagens nessa coluna:

1- Artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Como usar na redação?

Como citado acima, o artigo responsabiliza o Estado e a sociedade, dessa forma, você pode utilizar na introdução, contextualizando a realidade que deveria existir e, em seguida, contrariar mostrando a realidade e os problemas existentes. Como também, você pode utilizar no desenvolvimento, no qual você deve argumentar a negligência existente.

2- Revolução Verde: conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou a produção de alimentos no mundo. Teve seu início da década de 1950, no México, mas o Brasil adotou os métodos da Revolução na década de 1960. Apesar de suas vantagens econômicas e produtivas, o processo resultou em algumas desvantagens como altíssimo nível de utilização de água para sustentar seus métodos, alto nível de degradação ambiental, redução da diversidade genética –dado que a política de cultivar produtos homogêneos gera mais lucro.

Como usar na redação?

Na introdução, cabe utilizar como contextualização histórica, isto é, mostrar como iniciou tais práticas no Brasil e contrariar apresentando a realidade brasileira e as consequências negativas que perpetuam e crescem constantemente.

3- Relatório Brundtland: publicado em 1987 como resultado da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Tal comissão foi presidida pela médica Gro Harlem Brundtland, ex-Primeira Ministra da Noruega, a qual justifica o nome do relatório.

3.1- "O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades. "

3.2- "Um mundo onde a pobreza e a desigualdade são endêmicas estará sempre propenso a crises ecológicas, entre outras…O desenvolvimento sustentável requer que as sociedades atendam às necessidades humanas tanto pelo aumento do potencial produtivo como pela garantia de oportunidades iguais para todos. "

3.3- "Muitos de nós vivemos além dos recursos ecológicos, por exemplo, em nossos padrões de consumo de energia… No mínimo, o desenvolvimento sustentável não deve pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos. "

3.4- "Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas. "

— do Relatório Brundtland, "Nosso Futuro Comum"

Como usar na redação?

Muitos são os conceitos definido no Relatório, por meio da citação é possível argumentar em cima de qualquer conceito citado acima, contudo é preciso atentar-se a duas observações: 1- cuidado para a citação não ocupar muitas linhas do seu parágrafo e acabar ofuscando sua argumentação que é o aspecto principal do seu parágrafo; 2- no caso de uma citação direta, lembre-se de utilizar aspas e as exatas palavras do autor, além de referenciar.

4- A Primavera Silenciosa: livro lançado em 1962 por Rachel Carson. A obra faz um alerta sobre o uso agrícola de pesticidas sintéticos, além de destacar a necessidade de respeitar o ecossistema para proteger a saúde humana e o meio ambiente.

Como usar na redação?

Você pode mostrar na redação que tal obra impulsionou o movimento ambientalista por apresentar uma realidade que por muitas vezes foi abafada e ainda é atualmente. Cabe contextualização na introdução, como também no desenvolvimento.

5- Agenda 21: diagrama para proteção do planeta e seu desenvolvimento sustentável, resultado da Cúpula da Terra – Conferência realizada no Rio em 1992, também conhecida como Rio 92 ou Eco 92. Na Agenda 21, os governos delinearam um programa detalhado para a ação para afastar o mundo do atual modelo insustentável de crescimento econômico, direcionando para atividades que protejam e renovem os recursos ambientais, no qual o crescimento e o desenvolvimento dependem. As áreas de ação incluem: proteger a atmosfera; combater o desmatamento, a perda de solo e a desertificação; prevenir a poluição da água e do ar; deter a destruição das populações de peixes e promover uma gestão segura dos resíduos tóxicos.

Como usar na redação?

Vale a pena dar uma olhada no Rio+20 que ocorreu 20 anos depois da ECO92. Mas, na redação, sua argumentação deve estar em cima das metas que não foram alcançadas, resultado da ineficácia dos governos de diversos países, como também da ausência de incentivo às boas práticas da parte da população.

Por fim, a redação do ENEM exige intervenção, tendo isso em mente, cabe ao aluno elaborar uma proposta que contenha os 5 elementos necessários. Lembre-se, sua proposta deve estar diretamente ligada à sua tese, e, se ela estiver ligada ao tema mais específico, a proposta deve acompanhar também, solucionando de forma completa o problema apresentado.

No entanto, para as teses geralistas apresentadas aqui, sugerimos algumas propostas:

1- O Ministério da Educação deve introduzir nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica uma disciplina que tenha por objetivo instruir os alunos a necessidade de preservar o meio ambiente, bem como ensinar as crianças a prática, por meio de experimentos e aulas de campo. Tal iniciativa tem a finalidade de educar as crianças a respeito da sustentabilidade, bem como apresentar benefícios imediatos à natureza.

2- O Governo deve, através do Poder Judiciário, aplicar as leis existentes a respeito da preservação do meio ambiente, bem como aumentar o efetivo de fiscalização contra os crimes ambientais.

3- Ministério do Meio Ambiente deve ampliar a conscientização da população sobre a necessidade de preservação, por meio da Mídia, com campanhas nas redes sociais.

As propostas citadas acima não estão completas, mas direcionam, de uma forma geral, como solucionar problemas desse eixo.

As próximas publicações da coluna seguirão o eixo temático, não deixe de conferir.

Para mais informações a respeito das conferências e acontecimentos citados acima, recomento a leitura nesse link da ONU.

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