sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Uma trajetória de vestibular - Por Maísa Carla

Por Reddicas em 13/07/2020 às 21:25:03

Primordialmente, gostaria de exprimir meu sincero agradecimento ao portal TV Alagoas por esse espaço que servirá de instrumento para propagar o conhecimento o qual poderei transmitir a respeito de redação.

Para introduzir essa nova jornada, acredito que não há outro meio senão relatando minha trajetória com o vestibular e o surgimento da minha paixão por redação.

Ser vestibulando - ao contrário do que muitos pensam – é extremamente cansativo e desgastante, é um processo de altos e baixos, como todos os outros. Mas, quando se chega ao fim dessa jornada, percebemos o quão gratificante e satisfatório foi o crescimento proporcionado.

Em 2015, o meu primeiro contato com o vestibular, mais precisamente com o ENEM, não foi tão agradável quanto os outros. Eu cursava o primeiro ano do ensino médio. Foi uma experiência que me fez perceber que ninguém nasce munido de conhecimento. Aprender é mesmo um processo longo e infinito, afinal, estamos aprendendo mais a cada dia que se passa.

Em 2016, ainda no Ensino Médio, minhas notas não aumentaram, mas não havia empenho, da minha parte, quanto a isso. O pensamento de que "no último ano eu estudo" me tomou e dificilmente eu me concentrava em estudar exclusivamente para o ENEM.

Finalmente, minha conexão com a escrita iniciou em 2017, quando, de fato, minhas atenções voltaram para o vestibular. Como já relatado, é uma trajetória exaustiva, mas, depois de um intenso ano produzindo textos, pude colher meus primeiros frutos. Então, nesse ano, minha nota em redação aumentou cerca de 300 pontos, enfim 940 pontos.

Infelizmente, ainda não era o fim dessa jornada, embora a nota tenha aumentado muito, ainda não era o suficiente para ingressar no curso e na universidade que eu gostaria. Então, mais um ano se passou, com dedicação exclusiva ao ENEM. Foi um ano produtivo, estive dividida entre cursinho, isoladas, cursos online, e ainda nesse ano, pude ser convocada a participar do time de corretores da Isolada Redatando, onde pude iniciar as monitorias e correções e assim, potencializar minha paixão por essa área.

Nesse vestibular alcancei 980 pontos na redação, alí soube que tudo valera a pena. E, juntamente com um significativo aumento no desempenho das outras disciplinas, enfim, consegui a aprovação tão almejada.

Atualmente, eu trabalho em um projeto chamado Reddicas, que dá nome a essa coluna. Essa realização traz consigo uma iniciativa social que surgiu em meio a presente pandemia como uma certeza de que transmitir conhecimento é tão gratificante quanto recebê-lo. Então, o Reddicas consiste em aulas online semanais com um grupo de alunos que estudam, ou concluíram o ensino médio, em escolas públicas, como também correções gratuitas à esses alunos. Além disso, o projeto funciona no Instagram @reddicas com vídeos e materiais exclusivos que consistem em dicas para um bom desempenho na Redação do ENEM.

Depois desse relato, a minha pretensão é que você, leitor, vestibulando, possa perceber que toda jornada é uma construção. Embora fatigante, valerá a pena. Não desistam dos seus sonhos.

banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03
banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV