sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril
Gov_prestacaodecontas-abril

Segurança nas Redes Sociais: Dicas importantes de proteção

Ter segurança nas redes sociais é fundamental para proteger a informação e seus dados.

Por MãoBranca (EvertonSantos) em 24/12/2020 às 10:40:05

Hoje em dia, é difícil conhecer uma pessoa ou empresa que não esteja presente nessas plataformas de comunicação colaborativas. Elas são canais essenciais, para interagir com pessoas e fidelizar relacionamentos profissionais.

Quanto maior a popularidade, maior o perigo de cair em golpes online praticados por cibercriminosos. Por isso, aprender a navegar com segurança é primordial.

Separei algumas dicas, para você navegar nas redes sociais sem cair em armadilhas. Confira!


Estatísticas das Redes Sociais

O uso das redes sociais tem aumentado a cada ano. Um levantamento divulgado pela pesquisa TIC Domicílios (IBGE), aponta que sete a cada dez brasileiros estão conectados à rede. Os dados consideram 181,1 milhões de brasileiros, com 10 anos ou mais. Já o relatório Digital in 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, constatou que 66% da população brasileira está ativa nas redes sociais. A tendência é crescer cada vez mais, com a dinâmica de melhorias constantes na segurança nas Redes Sociais.

Influência das redes sociais na vida das pessoas

Na atualidade, compartilhamos momentos das nossas vidas através da internet constantemente. Você já parou para pensar na influência das redes sociais na sua vida das pessoas?

Elas fazem parte do nosso cotidiano. Influenciam no comportamento, na maneira de se vestir, no comunicar e no viver a vida das pessoas. Sua propagação é rápida e alcança todos os lugares, em apenas alguns minutos.

No entanto, ao mesmo tempo que nos proporciona muitos benefícios, também traz malefícios nessa interação.

Com a facilidade do acesso, muitas pessoas deixam de sair com familiares, amigos, ou não cumprem as tarefas de trabalho, para ficar conectadas nas redes.

Se você está presente no digital, faça uma análise de tudo com muito cuidado e responsabilidade na segurança nas Redes Sociais. Isso irá prevenir, que você seja vítima de mentiras e perigos no ambiente virtual, como "Fake News" e crimes cibernéticos.

Poder de alcance das redes sociais

Depois que as redes sociais surgiram, muita coisa mudou no relacionamento entre pessoas. Essa nova forma de comunicação, permite o compartilhamento de conteúdos e experiências instantaneamente. Elas aproximam grupos de todo mundo, através de interesses em comum, do âmbito comercial e pessoal.

Seja atuante nas Redes Sociais

Já sabemos do poder de alcance e influência das redes sociais. A mensagem nesses ambientes digitais podem dependem da forma como elas atuam.

Não é à toa que agências e departamentos de marketing trabalham estrategicamente na produção de conteúdos e no relacionamento com os clientes. Elas sabem, que não adianta ter um conteúdo bacana, se não atender as dúvidas do cliente e oferecer segurança nas Redes Sociais.

Segurança nas Redes Sociais

Para aumentar a segurança nas Redes Sociais, aí vai uma dica: consultoria!

Há diversas agências de consultoria em mídias sociais no Brasil. Elas, contam com profissionais capacitados, que estudam o comportamento dos usuários e, assim, produzir conteúdos de maior interesse e aceitação na internet.

Os problemas relacionados a falta de segurança são frequentes, e com isso os possíveis danos materiais são mais fáceis de acontecer. Além disso, os ataques virtuais podem manchar parcial ou permanentemente a imagem da sua empresa com conteúdos abusivos ou ilegais. Não arrisque o seu negócio.

Veja algumas dicas de segurança nas Redes Sociais

Senhas fortes

Ter uma senha de segurança nas Redes Sociais mantém a sua privacidade protegida, especialmente se comercializa no ambiente digital. Elas são constituídas de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como "@" e "$", e com ao menos 14 caracteres. Aconselho que as senhas, sejam atualizadas a cada 30 dias e que você faça uso de um gerenciador de senhas.

Hoje em dia, é possível usar as redes sociais para se conectar a outros serviços, dispensando a criação de novas contas de usuário e senha, como o login social. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado.

Configurações da segurança nas Redes Sociais

Verifique se qualquer pessoa pode ter acesso a seus dados e analise suas privacidades. Tenha a certeza de que apenas seus amigos possam ver informações particulares, como seu e-mail e telefone. Se a plataforma não disponhe desse item, é melhor não expor seus dados a ninguém.

O perfil precisa ser privado. Só mostre as outras pessoas o que elas precisam realmente saber de você.

As redes sociais oferecem opções para limitar, quem irá acessar o que você publica. Assim, ela só libera as publicações de quem você autorizar.

É uma boa iniciativa para que nem todo mundo, compartilhe o que você escreve.

Não clique em links desconhecidos

Os links desconhecidos podem ter vírus, que irão prejudicar sua máquina ou expor suas informações. Ao compartilhar links maliciosos para seus amigos, você pode estar contribuindo com a propagação de algum Malware.

Por isso, cheque a fonte de seus posts compartilhados e não clique em tudo que lê. Tem muita gente com segundas intenções aproveitando dessa ingenuidade, para cometer infrações.

Não adicione pessoas que você não conhece

Verifique se a pessoa que lhe adicionou realmente é um conhecido seu. Se você não o conhece, tenha cautela em aceitar o convite de amizade. Alguns perfis falsos são criados, com o objetivo de acessar dados que só seus amigos podem ver.

Preste atenção com aquilo que você posta

Cuidado com seus posts. Evite fotos que apresentam sua casa com detalhes, compras caras ou aquisições importantes. Criminosos estão online em busca desses perfis.

Outro dado que precisa de atenção, é a localização.

Acabei de tirar aquela selfie e fiz a marcação de onde estou. Cuidado, não faça isso!

O aplicativo do celular pode incluir na foto uma informação de geolocalização, identificando onde a foto foi tirada. Isso ficará exposto desnecessariamente, e sua privacidade vulnerável para ações de criminosos.

Ao expor suas opiniões, meça suas palavras. Assim como você pode buscar seus direitos, caso seja ofendido, os outros também vão.

Caso você seja ofendido por alguém online, não se esqueça de printar as telas e notificar a rede social.

Aplicativos pedem dados pessoais

Ao utilizar algum aplicativo como jogos, testes, sorteios, analise quem está por trás do desenvolvimento daquele app e quais dados são solicitados. Mesmo que você restrinja algumas informações pessoais, o aplicativo poderá solicitar acesso a suas fotos, e-mails e endereço. Cheque se a informação é mesmo relevante para o funcionamento do aplicativo baixado.

As redes sociais crescem todos os dias. A quantidade de informações pessoais e profissionais que se pode obter através delas é enorme e muito variada. Apesar disso, os usuários pouco se preocupam com os dados que eles disponibilizam na internet ou se essas informações estão protegidas de forma adequada.

Através deste post, esperamos que você consiga fazer tudo que aprendeu aqui. E que você consiga, levar a segurança nas redes sociais a outro nível.

banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03
banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV