segunda-feira, 07 de setembro de 202606:46:19
Sol
TV Alagoas
EconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembroPolíticaLula reafirma soberania do Brasil em pronunciamento pelo 7 de setembroEsportesBotafogo empata com Palmeiras e favorece Flamengo na liderança do BrasileirãoEsportesBrasil conquista duas vagas olímpicas no vôlei de praia para 2028EsportesFlamengo vence Remo e assume liderança provisória do BrasileirãoSaúdeSão Paulo registra 58 mil casos de dengue em 2023InternacionalRelatório da Unicef revela 15 milhões de crianças expostas a conteúdo sexualEsportesMirassol vence Coritiba e mantém Vasco e Internacional no Z-4EsportesItabirito vence Minas Brasília e avança para a final do Brasileiro Feminino A2SaúdeAlurb realiza ação de saúde para catadores de materiais recicláveis

Quarta etapa do Mutirão de Cirurgias chega a Arapiraca na próxima quarta-feira (11)

Redação05 de março de 2020

A quarta etapa do Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), acontece nos dias 11, 12 e 13, em Arapiraca, na Praça Ceci Cunha, Centro da cidade. A ação dá início à fase regional do programa, beneficiando, também, os moradores de municípios circunvizinhos, no Agreste alagoano. Serão realizados 1.050 atendimentos, com uma média de 350 por dia.

A iniciativa da Sesau teve início no final de 2019, contemplando três populosos bairros de Maceió: Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom – e agora se expande para o interior do Estado, depois de quase 1.200 cirurgias já realizadas, tanto no Hospital da Mulher, em Maceió, quanto nas unidades contratualizadas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Mutirão de Cirurgias é mais uma demonstração de que o Governo de Alagoas age para manter a saúde próxima da população.

Publicidade
Cesmac

“Nas três edições em Maceió, muitas pessoas chegaram de outros municípios para buscar atendimento e hoje já passaram pelos procedimentos cirúrgicos”, lembra o secretário.

A partir das 7 horas da quarta-feira (11), as equipes técnicas do programa já estarão na Cidade da Saúde, estrutura de atendimento que será montada para a realização da triagem. Para ter acesso ao serviço, será necessário passar por consulta médica. Posteriormente, serão feitos os exames de ultrassonografia, laboratoriais, raio-x e eletrocardiograma. O resultado é liberado ainda no mesmo dia.

“A vantagem é que o usuário passa por consulta médica, faz os exames na Cidade da Saúde e sai do local com a cirurgia agendada junto aos hospitais contratualizados. Posso citar como exemplo as mulheres que foram encaminhadas para os devidos procedimentos no Hospital da Mulher, em Maceió. O Governo de Alagoas entregou este novo equipamento de saúde, que já está dando total atenção à saúde feminina”, destaca o secretário.

Mantendo o objetivo de reduzir as demandas reprimidas de cirurgias eletivas em Alagoas, o programa da Sesau coloca em prática a realização de cirurgias para retirada de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica; mioma e pedra na vesícula, contemplando crianças, mulheres e homens.

“Seguimos com a meta de realizar cinco mil cirurgias nestas especialidades contidas no programa. As três etapas que aconteceram no Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom, em Maceió, mostram o quanto a população confia no serviço”, afirmou o secretário.

“Os resultados que apresentamos mostram quase 3.500 atendimentos, sendo 1.815 cirurgias agendadas, com 1.260 mulheres que passaram pelo procedimento; 479 homens que passaram por cirurgia, além de 76 crianças que também foram encaminhadas para cirurgia. Foram 396 hérnioplastias; 473 colecistectomia; e 323 histerectomia. Até esta semana, a Saúde Alagoas realizou quase 1.200 procedimentos cirúrgicos”, acrescentou Ayres, ao se referir aos resultados das três etapas realizadas em Maceió.

Fonte: Assessoria

Continue Lendo