segunda-feira, 07 de setembro de 202613:10:32
Sol
TV Alagoas
GeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembroPolíticaLula reafirma soberania do Brasil em pronunciamento pelo 7 de setembroEsportesBotafogo empata com Palmeiras e favorece Flamengo na liderança do Brasileirão

Parlamentar defende trocar feriado de Tiradentes por descobrimento do Brasil

Redação02 de março de 2020


Um projeto de lei do deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PSL-SP), herdeiro da família real, tem como proposta excluir o feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes, e em troca, incluir o 22 de abril, data de descobrimento do Brasil, na lista de feriados nacionais.

Segundo o deputado, a troca das datas deve-se ao fato de o descobrimento do Brasil possuir "legitimidade histórica e relevância na Constituição da nossa identidade nacional". De acordo com o texto do PL, até a década de 1930, a data era considerada feriado nacional, sendo comemorada em 3 de maio, por se achar que este foi o dia da chegada dos portugueses em terras brasileiras.

Para não serem comemorados dois feriados em dias seguidos, o parlamentar sugere a revogação do feriado do Dia de Tiradentes, festejado em 21 de abril, que segundo a justificativa do projeto de lei, foi uma data comemorativa criada no período republicano, "instalado no Brasil por meio de um golpe militar que baniu a família imperial brasileira". Em 21 de abril também se celebra o aniversário de Brasília, neste caso, um feriado local.

Antes de ser votado pelo plenário, o texto ainda precisa passar pelas comissões da Câmara dos Deputados. Confira aqui a íntegra do projeto.

Fonte: Correio Brasiliense

Continue Lendo