quarta-feira, 26 de agosto de 202601:52:59
Pode chover 41%
TV Alagoas
GeralFacebook falha em filtrar anúncios com desinformação eleitoralGeralHomem desaparece após sair de casa de moto e acompanhado de mulher no Benedito BentesGeralVersões diferentes: namorada é indiciada por incêndio que matou fundador de organizada do CSAGeralCrateras abertas após obra de drenagem preocupam moradores em Rio LargoGeralHomem é flagrado com três crânios humanos dentro de sacolaGeralConheça os chefs do Festival Penedo Sabor & JazzPolicial“A gente estava sofrendo”: pai de Micael fala sobre notícia da morte de suspeitosGeralConcurso da Sefaz-AL oferece 100 vagas para Auditor Fiscal; veja salário!GeralDivulgado resultado preliminar da perícia para PcD na Guarda MunicipalPolicialTrês são presos suspeitos de tráfico de drogas no Benedito BentesGeralOperação Tapa-Buraco: Prefeitura de Maceió recupera trecho de asfalto próximo ao Shopping MiramarGeralFeirante Marcelo dos Santos mantém tradição familiar no comércio de Maceió

Paespe/Ufal abre 200 vagas para estudantes do ensino médio até 16 de outubro; saiba detalhes

Redação06 de setembro de 2022498 visualizações
Paespe/Ufal abre 200 vagas para estudantes do ensino médio até 16 de outubro; saiba detalhes
© Reprodução

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Pró-Reitoria Estudantil (Proest), abriu processo de seleção de 200 vagas para estudantes do ensino médio procedentes da rede pública de ensino (estadual) para participação no Paespe/2023 ou Paespe Júnior/2023 em Maceió/AL.

O Programa dispõe de 120 vagas para o Paespe Júnior e 80 para o pré-vestibular. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sala do Paespe, localizada no Centro de Tecnologia da Ufal (Campus A.C. Simões), até o dia 16 de outubro, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.

As atividades do Paespe Júnior são compostas por reforço escolar com aulas das disciplinas matemática e português. Já o Paespe é um pré-vestibular social com aulas das disciplinas inseridas nas quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Programa também dá acesso à assistência médica clínica, odontológica e psicológica via ações de extensão e atendimento do hospital escola UDA/Ufal; além de esporte e lazer em atividades de extensão do Instituto de Educação Física (Iefe) da Ufal.

No ato de inscrição, o candidato precisará apresentar a seguinte documentação: original da carteira de identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência; original da declaração escolar atualizada, indicando a série na qual o aluno se encontra no ano 2022; e cartão de vacinação contra covid-19.

Para participar da seleção, é preciso estar regularmente matriculado na rede pública de ensino (Estadual) e ter entre 14 e 18 anos de idade (completos). Quem for tentar a vaga no Paespe Júnior deve estar cursando a 1ª série do Ensino Médio no ano letivo de 2022 e ter disponibilidade para participar de aulas que ocorrem nas quartas-feiras, no horário oposto ao da escola (manhã ou tarde), e também aos sábados (das 8h às 12h).

Já os candidatos ao Paespe pré-vestibular, precisam ser alunos da 2ª série do Ensino Médio no ano letivo de 2022 e ter disponibilidade para assistir as aulas noturnas (das 19h às 21h), de segunda a sexta e aos sábados (das 8h às 12h).

Provas

Os candidatos às vagas farão a prova no Centro de Tecnologia da Ufal, no dia 5 de novembro de 2022. O exame terá questões de nível de Ensino Fundamental, sendo a avaliação constituída de 25 questões com foco em leitura (interpretação de texto) de problemas de matemática (com conteúdo do 5º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental). A relação dos classificados na 1ª fase será divulgada no dia 16 de novembro na página da Copeve.

Paespe

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) é uma atividade de Extensão Universitária, oferecido gratuitamente pela Universidade Federal de Alagoas. O Programa tem como objetivo suprir a carência de ensino dos alunos oriundos da rede pública (Estadual). As atividades do Paespe Ufal são realizadas em modo presencial no Centro de Tecnologia do Campus A. C. Simões localizado no Bairro Cidade Universitária, Maceió/AL.

Fonte: Alagoas Alerta