quarta-feira, 09 de setembro de 202604:38:15
Chuva 96%
TV Alagoas
PolíticaCandidatos a presidente têm agendas variadas nesta terça-feira (8)PolíticaSindicato apoia diretores da PF afastados por decisão do STFPolíticaDelegados criticam afastamento de chefes da PF por decisão monocráticaPolíticaAGU solicita suspensão de afastamento de diretor-geral da PFEconomiaCVM aplica multa de R$ 20 milhões a Daniel Vorcaro por fraudeEconomiaDólar fecha a R$ 5,08, menor valor em um mês; Ibovespa avança 1,2%EsportesFluminense vence Platense por 2 a 0 nas quartas da LibertadoresGeralMorre Zélia Amador de Deus, referência antirracista no ParáSaúdeAnvisa aprova genéricos de medicamentos para diabetes e obesidadeEsportesBrasil é vice-campeão da Copa América de futebol de cegas femininoPolicialRússia retoma ataques a Kiev com drones e mísseis após visita dos EUASaúdeAnvisa aprova Aquipta, novo tratamento para enxaqueca em adultos

'Não há motivo para pânico', diz chefe da OMS no Brasil sobre coronavírus

Redação28 de fevereiro de 2020

A chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, Socorro Gross, afirmou em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (27) que "não há motivo para pânico" em relação ao novo coronavírus.

Socorro Gross tem participado das reuniões no Ministério da Saúde e da elaboração de medidas de monitoramento da disseminação da Covid-19, a doença provocada pelo vírus.

Mais cedo, nesta quinta, o ministério informou que o Brasil tem 132 casos suspeitos de coronavírus. Um caso foi confirmado nesta quarta (26), em São Paulo.

"Não há motivo para pânico. As pessoas ficam ansiosas e é normal. É normal que nós, como seres humanos, quando acontece algo novo, fiquemos com dúvidas e, ficando com dúvidas, podemos ter pânico. Mas esse vírus, que é novo, nós conhecemos mais que outros vírus, conhecemos mais informação, temos mais pesquisa, temos mais informação da transmissão, do tratamento, de quantos casos podem ser severos, de quais são as populações que são mais afetadas", afirmou Socorro Gross.

De acordo com a chefe da OMS no Brasil, a organização declarou alerta máximo, de emergência de saúde pública de interesse internacional, mas ainda não há uma pandemia declarada mesmo que a Covid-19 tenha sido registrada em vários continentes.

"Para uma pandemia, o comitê de emergência, que são comitês de 'experts', que analisam os fatos, vai recomendar ao diretor-geral, que é a pessoa que pode declarar uma pandemia, se é ou não necessário declarar ou não uma pandemia. Agora, neste momento, não há uma pandemia declarada", afirmou.

Gross também ressaltou a importância da antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, anunciada pelo Ministério da Saúde, porque a medida imunizará a população e diminuirá eventuais fragilidades imunológicas diante do coronavírus.

A chefe da OMS também afirmou que, no mês que vem, a organização revisará os guias clínicos, ou seja, as práticas de saúde em várias áreas para saber se é preciso ajustar protocolos com bebês, gravidas, idosos e pessoas internadas, por exemplo. A revisão é um protocolo em casos como o do coronavírus.

Fonte: G1

Continue Lendo