quarta-feira, 26 de agosto de 202608:47:06
Pode chover 33%
TV Alagoas
GeralFacebook falha em filtrar anúncios com desinformação eleitoralGeralHomem desaparece após sair de casa de moto e acompanhado de mulher no Benedito BentesGeralVersões diferentes: namorada é indiciada por incêndio que matou fundador de organizada do CSAGeralCrateras abertas após obra de drenagem preocupam moradores em Rio LargoGeralHomem é flagrado com três crânios humanos dentro de sacolaGeralConheça os chefs do Festival Penedo Sabor & JazzPolicial“A gente estava sofrendo”: pai de Micael fala sobre notícia da morte de suspeitosGeralConcurso da Sefaz-AL oferece 100 vagas para Auditor Fiscal; veja salário!GeralDivulgado resultado preliminar da perícia para PcD na Guarda MunicipalPolicialTrês são presos suspeitos de tráfico de drogas no Benedito BentesGeralOperação Tapa-Buraco: Prefeitura de Maceió recupera trecho de asfalto próximo ao Shopping MiramarGeralFeirante Marcelo dos Santos mantém tradição familiar no comércio de Maceió

Fundação municipal de ação Cultural de Maceió promove evento para enaltecer presença feminina na arte; entrada é gratuita

Redação16 de março de 2022715 visualizações
Fundação municipal de ação Cultural de Maceió promove evento para enaltecer presença feminina na arte; entrada é gratuita

Enaltecer os corpos femininos diversos que contribuem com a cultura alagoana. Essa é a premissa do evento “Bem me cuido, bem me quero”, da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC). Com uma programação de shows, rodas de conversa e oficinas, a ação ocorre nesta quarta-feira (16), a partir das 14h, com entrada gratuita no Palácio da Cultura, no Centro.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, o evento levará ao centro das discussões do empreendedorismo ao K-pop, momentos de aprendizado e também de entretenimento. Para a presidente da FMAC, Mírian Monte, eventos como esse são necessários para fazer despertar a autoconsciência do poder nas mulheres e acender a chama do feminino. “É preciso enaltecer o feminino, dar visibilidade para a potência do ser mulher.

A mulher é força, é ânimo, é trabalho, é inspiração e transpiração, suor, garra, persistência, resiliência, é vida. No caso da mulher alagoana, que tem o dulçor da cana e o fulgor do sol nordestino, é fácil compreender, intuitivamente, o significado de sagrado feminino”, afirma a secretária.

A programação conta com bate-papos, workshop, oficinas e shows, que mostrarão o protagonismo femininos na mais diversas áreas, além de trazer reflexões sobre os temas atuais da sociedade. Com o intuito de romper paradigmas e evidenciar a presença dos corpos femininos nos diferentes segmentos, os bate-papos terão como temas a luta da mulher trans e o machismo dentro do mundo nerd.

Os diálogos proporcionados trarão reflexões sobre a necessidade do poder público exercer seu dever, promovendo ações que visem a resguardar a dignidade humana, os direitos fundamentais, sobretudo o da igualdade. Além disso, também será abordado o avanço da discussão sobre o machismo na cultura nerd. “O machismo está enraizado em todos os setores da sociedade, em todos os segmentos culturais.

No caso da cultura nerd, percebe-se que o tema já está sendo tratado, discutido dentro do próprio segmento, o que significa um avanço. E não é difícil perceber a razão pela qual a desigualdade que se estabelece, em função de gênero, é assunto, inclusive, no âmbito da cultura nerd.” disse Mírian.

Com o evento aberto para todos que desejam refletir sobre o universo feminino e celebrar a dádiva de ser mulher, as expectativas são as maiores possíveis. De acordo com Mírian Monte, o público terá um ambiente recheado de criatividade, beleza e arte. “Será o momento de evidenciar o talento da artista alagoana, de homenagear essa mulher que tanto orgulha os filhos da terra de Alagoas. Será, ainda, uma forma de debater temas relevantes e mostrar a beleza que existe na diversidade”, conta ela.

Para a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, realizar um evento para mulheres enquanto está a frente da FMAC traz uma convicção maior de que “lugar de mulher é onde ela quiser”. “Quando trazemos as luzes para a mulher, as sombras do machismo se evidenciam e nos fazem refletir, nos fazem querer modificar a realidade. Sinto-me, como mulher, feliz, num momento como este, e aproveito para recuperar as forças, para continuar a luta no dia seguinte”, finaliza ela.

A ação acontecerá no Palácio da Cultura, localizado na Rua Melo Morais, 59, Centro, e terá início às 14h.

Fonte: Gazeta de Alagoas

Continue Lendo