quarta-feira, 26 de agosto de 202608:22:33
Pode chover 41%
TV Alagoas
GeralFacebook falha em filtrar anúncios com desinformação eleitoralGeralHomem desaparece após sair de casa de moto e acompanhado de mulher no Benedito BentesGeralVersões diferentes: namorada é indiciada por incêndio que matou fundador de organizada do CSAGeralCrateras abertas após obra de drenagem preocupam moradores em Rio LargoGeralHomem é flagrado com três crânios humanos dentro de sacolaGeralConheça os chefs do Festival Penedo Sabor & JazzPolicial“A gente estava sofrendo”: pai de Micael fala sobre notícia da morte de suspeitosGeralConcurso da Sefaz-AL oferece 100 vagas para Auditor Fiscal; veja salário!GeralDivulgado resultado preliminar da perícia para PcD na Guarda MunicipalPolicialTrês são presos suspeitos de tráfico de drogas no Benedito BentesGeralOperação Tapa-Buraco: Prefeitura de Maceió recupera trecho de asfalto próximo ao Shopping MiramarGeralFeirante Marcelo dos Santos mantém tradição familiar no comércio de Maceió

Desenvolvimento Sustentável realiza ações de educação ambiental na orla da capital

Redação20 de dezembro de 2022344 visualizações
Desenvolvimento Sustentável realiza ações de educação ambiental na orla da capital
© Foto: Secom Maceió

Órgão executa educação ambiental com frequentadores das praias, além da instalação de papeleiras para facilitar o descarte de pequenos resíduos

Com o início do verão, previsto para o próximo dia 21, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) tem realizado ações na orla da capital visando a grande quantidade de pessoas, nativas ou turista, que visitam a região nesta época do ano. As atividades buscam orientar os cidadãos e evitar que o descarte do resíduo gerado seja irregular e prejudicial ao meio ambiente.

No último final de semana, servidores da Superintendência, aliados aos jovens aprendizes da Locar e da Naturalle, empresas que atuam na coleta regular da capital, percorreram a orla passando informações sobre os malefícios provocados pelo despejo inadequado do lixo a natureza, além da contribuição para a degradação de espaços públicos e de convívio social.

Os colaboradores também fizeram a distribuição de lixocar para que as pessoas pudessem ter um local para fazer o descarte de pequenos resíduos enquanto dirigem ou utilizam a faixa de areia para curtir a praia.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, afirma que a educação ambiental incetiva os frequentadores da orla a seguirem atitudes benéficas para o meio ambiente.

"Essa época do ano nós notamos um grande aumento no descarte irregular no calçadão da orla e faixa de areia das praias. Sendo assim, educar ambientalmente turistas que visitam Maceió e os próprios nativos, para que mantenham um dos nossos cartões postais em perfeito estado é uma ótima ação", disse.

Instalação de papeleiras

Além de orientar as pessoas, a Sudes também está intensificando a instalação de novas papeleiras no calçadão que vai da Pajuçara até a Cruz das Almas. Ao todo, neste percurso, são mais de 100 equipamentos instalados para receber itens como garrafas plásticas, embalagens em geral e resíduos orgânicos.

Outro foco da educação ambiental foi explicar a necessidade de manter as papeleiras preservadas, visando diminuir o vandalismo direcionado ao equipamento. Pois, somente este ano, 46 papeleiras foram danificadas e tiveram que ser substituídas, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 39 mil, que poderiam ser investidos em melhorias para a limpeza urbana da capital.

"São pequenas atitudes que acabam se tornando grandes problemas. O simples fato de preservar um equipamento público como esse traz benefícios futuros, no investimento que pode ser feito nos serviços de limpeza urbana da cidade", completou a diretora.

Fonte: Secom Maceió

Continue Lendo