quarta-feira, 26 de agosto de 202609:06:21
Pode chover 33%
TV Alagoas

Covid-19: pandemia teve pico de mortes e queda de casamentos em SP

Redação20 de janeiro de 2024269 visualizações
Covid-19: pandemia teve pico de mortes e queda de casamentos em SP
© Foto: Reprodução internet

Durante a pandemia de Covid-19, o mundo passou por grandes mudanças.

Durante a pandemia de Covid-19, o mundo passou por grandes mudanças. Na cidade de São Paulo, os efeitos podem ser percebidos em alguns dados demográficos, que registram aumento de mortes e até queda no número de casamentos.

Essas alterações demográficas são avaliadas e identificadas a partir dos registros civis, servindo para entender como as regiões mudaram ao longo do tempo. O Jornal da USP, com base em informações da Fundação Seade, apresenta dados que revelam essas mudanças.

Taxa de mortalidade e doenças infecciosas

  • O início do século 20, registrou um aumento de doenças infecciosas, parasitárias e epidemias, como a gripe espanhola.
  • A partir de 1950, houve uma melhora nesse contexto, seguindo a naturalidade do envelhecimento populacional.
  • No entanto, em 2020, com a pandemia de Covid-19, a cidade enfrentou um novo pico de mortes.

Pandemia atrapalhou casamentos

  • O número de casamentos na cidade acompanhou o aumento populacional, atingindo o ápice em 1975 e 1985.
  • Ao longo do tempo, o índice sofreu alterações e teve queda após 2015 – evidenciando que os casamentos são influenciados pelo momento econômico.
  • A taxa continuou enfrentando desafios entre 2020 e 2021 devido à pandemia, que atrapalhou muitos planos cerimoniais.
Leia mais:

Natalidade e óbitos infantis

A partir de 1900, a quantidade de bebês nascidos em São Paulo cresceu. Foram registrados 8.600 nascimentos na época, em contraste com os 207.462 de 2000. Nos primeiros 50 anos do século 20, o aumento de nascimentos foi gradual, ganhando aceleraçã

Tags:
Covid-19Medicina e saúdeMortalidadePopulaçãoSão PauloCasamento

Continue Lendo